Tempo de leitura: 1 minuto
As Cataratas do Iguaçu, localizadas no oeste do Paraná, atingiram uma vazão de 7,7 milhões de litros por segundo por volta das 10 horas, desta segunda-feira, 9, de acordo com o monitoramento hidrológico automático da Companhia Paranaense de Energia (Copel). Esse volume é cinco vezes superior à média usual, que é de 1,5 milhão de litros por segundo.
Em 2024, a vazão mais alta registrada foi em maio e em julho, épocas em que foi ultrapassada a marca de oito milhões de litros d’água por segundo. Já em 2023, a maior vazão foi de 24 milhões de litros d’água por segundo, no mês de outubro, registrando um aumento de 16 vezes na média, que é de um milhão e 500 mil litros d’água por segundo.Pode ser uma imagem de Cataratas do Iguaçu
Apesar do aumento significativo, a passarela das cataratas e todos os passeios no lado brasileiro continuam funcionando normalmente, conforme informou a Urbia Cataratas, responsável pela gestão do Parque Nacional do Iguaçu. Por questões de segurança, a passarela é geralmente interditada quando o fluxo se aproxima de 10 milhões de litros por segundo.
No lado argentino, entretanto, a passarela de acesso permanece fechada para os visitantes desde sábado, 7, sem previsão de reabertura. Os demais acessos na região continuam disponíveis.
O aumento do volume nas cataratas é atribuído às chuvas intensas que ocorreram ao longo do leito do Rio Iguaçu, que nasce próximo a Curitiba e atravessa o Paraná no sentido leste-oeste, passando pelas quedas situadas na fronteira entre Brasil e Argentina.Pode ser uma imagem de Cataratas do Iguaçu
No sudoeste do Estado, as precipitações foram especialmente fortes. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Curitiba e outras cidades do Estado registraram mais de 100 milímetros de chuva durante o fim de semana.
✍ Susi Cristo, com inf. G1 e Parque do Iguaçu
📸Parque do Iguaçu/Divulgação
Compartilhe também no:

Pagamento antecipado do IPVA 2025 começa nesta quarta (11) e descontos podem chegar a 28,13%

Artigo anterior

As Bons Caça-níqueis E Apostas Esportivas Por Recurso Financeiro Real

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.