Tempo de leitura: 1 minuto

Realizado nos dias 6 e 7 de dezembro, o município de Espumoso sediou a primeira edição do Festival do Milho Verde, evento que integrou a programação oficial do 27º Natal Esperança e destacou a força da agricultura familiar e das agroindústrias locais.

Organizado pelo poder público municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Coperbom, o festival foi realizado na rua Padre Reus, ao lado da Prefeitura Municipal. O espaço recebeu uma ampla estrutura destinada à agricultura familiar, reunindo dezenas de expositores de Espumoso e da região, com oferta de produtos alimentícios, artesanato e, naturalmente, o milho verde, protagonista do evento. A Emater também atuou como apoiadora da iniciativa.

A proposta do festival foi valorizar o pequeno produtor e estimular a diversificação da produção rural como fonte complementar de renda. Segundo o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Fábio Ceccon, um dos idealizadores do evento, a iniciativa representa um passo importante para fortalecer a produção familiar. “É preciso dar o primeiro passo e oferecer os incentivos necessários para que o produtor acredite na agricultura familiar como fonte de renda”, destacou.

Entre os incentivos adotados pela administração municipal, esteve a distribuição do “Grana Verde”, um vale no valor de R$ 75, entregue a todos os servidores públicos municipais para consumo exclusivo no festival. A medida teve como objetivo fomentar a comercialização dos produtos expostos e garantir maior circulação de recursos entre os agricultores e agroindústrias participantes.

A expressiva participação do público e o bom desempenho dos expositores marcaram o sucesso da primeira edição do Festival do Milho Verde. Diante dos resultados positivos, a administração municipal avalia como praticamente confirmada a realização de uma segunda edição em 2026, com possibilidade de ampliação da estrutura e do número de participantes. O Festival do Milho Verde consolidou-se, já em sua estreia, como uma iniciativa de valorização da produção local, integração comunitária e incentivo ao desenvolvimento rural.

Compartilhe também no:

Por que fazer doação em vida pode criar mais problemas do que soluções?

Artigo anterior

Grupo Correio do Mate lança revista comemorativa dos 70 anos de Espumoso

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.