Tempo de leitura: 1 minuto
Fortalecer a comunidade interiorana, promover intercâmbio, a troca de experiências, momentos agradáveis de lazer, diversão e interação para aqueles que, não importam as condições climáticas e os dias da semana, estão sempre na lida do campo para colocar o alimento na mesa das famílias. Estes são alguns dos objetivos que levaram as diretorias dos 14 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STRs) e a Comissão de Jovens da Regional Serra do Alto Taquari a realizar mais uma Gincana da Juventude Rural. O evento, que chegou à sua quarta edição, aconteceu na Cascata Parque, na Capela São Luiz, em União da Serra.
Considerada um sucesso, a Gincana mobilizou cerca de 200 jovens que participaram de diversas provas. Nem mesmo o tempo chuvoso, que prejudicou a realização de atividades programadas para a área externa, desanimou os organizadores e a turma que deslocou-se de cerca de 16 municípios da Serra, Vale do Taquari e Planalto. Também estiveram presentes, os estudantes da Escola Estadual Técnica Agrícola de Guaporé.
Em clima de muita descontração, os jovens competiram na “Corrida de Bag”, “Serrote”, “Chute ao Pneu”, “Quiz do Movimento Sindical”, “Bodoque”, “Cabo de Guerra”, “Circuito do Milho”, “Arremesso Cego da Laranja”, “Plantar Prego”, “Pau no Rolo”, entre outras. Ao término das provas, a equipe Azul sagrou-se a grande campeã. As três melhores receberam premiação dos organizadores que incluiu, além das medalhas, brindes especiais doados pelos STRs.
O presidente do STR Guaporé, Fernando Marcolin, salientou a importância da realização de jogos rurais, possibilitando a interação e o fortalecimento de laços de amizade entre os participantes dos municípios da Regional Serra do Alto Taquari.
“Aos poucos, estamos resgatando os tradicionais jogos rurais que mobilizavam centenas de jovens. As antigas gerações se reuniam muito para competir e, principalmente, confraternizar. Com o passar do tempo, isso foi se perdendo. Com o retorno da Gincana da Juventude Rural conseguimos despertar o espírito de liderança em cada um dos participantes. É algo que eles levarão para a vida”, disse Fernando que, aproveita a oportunidade, para agradecer a todos os participantes e pessoas que envolveram-se para o sucesso do evento.
A proposta, conforme destacou o presidente do STR de Guaporé, é dar continuidade à Gincana da Juventude Rural, valorizando cada vez mais o homem do campo. O evento contou com apoio da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG-RS), através de recursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para o custeio da alimentação dos participantes, Sicredi Região dos Vales – Agência de União da Serra e da Emater/Ascar-RS.
Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM