Tempo de leitura: 1 minuto

O balanço preliminar da Secretaria da Fazenda (Sefaz) mostra que 52% dos proprietários de veículos no Estado quitaram ou parcelaram o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) até o final de janeiro. No mês passado, encerrou-se o prazo para quitação à vista – com desconto mínimo de 10% (percentual que pode ser maior com a soma dos descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão) – e para a adesão ao parcelamento do tributo em seis vezes.

De acordo com o levantamento realizado pela equipe da Receita Estadual, a arrecadação alcançou o montante de R$ 2,2 bilhões com a quitação antecipada e o pagamento da primeira parcela do imposto. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, houve um aumento de 6% no número de veículos quitados e um incremento nominal de R$ 392 milhões na arrecadação.

A adesão ao parcelamento também apresentou um crescimento em relação ao ano passado. Mais de 355 mil proprietários de veículos optaram pelo pagamento fracionado, o que corresponde a 9,2% da frota tributável – em 2022, o percentual foi de 8%.

Os recursos arrecadados com o IPVA são divididos em 50% para o município onde o veículo está emplacado e 50% para os cofres do Estado, conforme a Constituição Federal.

Descontos e PIX foram atrativos para quitação

De acordo com o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, o aumento da arrecadação com o IPVA 2023 pode ser relacionado aos percentuais de desconto oferecidos no pagamento antecipado.

“O Estado ofereceu aos contribuintes um desconto máximo que chegou a praticamente um terço do valor total do IPVA para quem pagou em dezembro do ano passado. Sem dúvida, as condições atrativas para a quitação antecipada resultaram no aumento do volume arrecadado pelo governo estadual”, analisa Neves. “Além dos descontos, houve a possibilidade de realizar o pagamento por PIX, ferramenta que facilitou o acerto do tributo pelos proprietários de veículos.”

Novidade inserida no ciclo do IPVA 2022, o pagamento por PIX já representa 23,9% do total de guias quitadas pelos contribuintes neste ano.

Antecipação em fevereiro oferece descontos de até 24,8%

O motorista que optar pela antecipação do tributo até o dia 28 de fevereiro terá descontos que podem chegar a 24,8%. Caso a quitação ocorra em março, a redução é de até 22,4%. Os motoristas que aderiram ao parcelamento também terão descontos nas cotas de fevereiro e março – 6% e 3%, respectivamente.

IPVA2023 descontos

Veja o calendário de vencimentos das placas em 2023:

ipva vencimentos placas

Texto: Ascom Sefaz
Edição: Secom

fonte: Gov do RS

Compartilhe também no:

Tips On How To Find Free Tenting Close To Me

Artigo anterior

Chathub Random Video Chat Evaluations 2023

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Mais Geral