Tempo de leitura: 1 minuto

A definição de antissemitismo da Aliança Internacional para Memória do Holocausto (IHRA, na sigla em inglês) passa a ser adotada no Estado. A assinatura da adesão ocorreu em cerimônia no Palácio Piratini, nesta segunda-feira (27/1). Participaram o governador Eduardo Leite, secretários de Estado, o presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib), Claudio Lottenberg, e a presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS), Daniela Raad.

“A assinatura desta adesão reforça nosso compromisso com a construção de uma sociedade que respeita e celebra suas diferentes culturas, religiões e origens. O Rio Grande do Sul tem uma história rica de diversidade, e é nosso dever proteger esse patrimônio. Em um momento em que vemos o aumento de manifestações de ódio e intolerância no mundo, precisamos ser firmes na defesa do respeito e da dignidade humana”, ressaltou o governador.

Governador assina adesão do RS à definição de antissemitismo
“Precisamos ser firmes na defesa do respeito e da dignidade humana”, enfatizou Leite – Foto: Mauricio Tonetto/Palácio Piratini

Onze unidades da federação já usam a definição da IHRA como forma de combater o preconceito e a intolerância – Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.

Conforme levantamento da Conib, em parceria com a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), houve aumento de quase 600% nas denúncias de antissemitismo no Brasil desde o início do conflito entre Israel e Hamas em outubro de 2023.

A definição da IHRA serve como um balizador para que governos, autoridades e sociedade entendam e identifiquem casos de antissemitismo. No mundo, cerca de 40 países já aderiram à iniciativa, entre os quais Argentina, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Panamá e Uruguai.

A data da assinatura do documento em Porto Alegre, nesta segunda (27), coincide com o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, data implementada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que marca a libertação do campo de concentração e extermínio Auschwitz-Birkenau, na Polônia, em 1945.

O que diz a definição da IHRA

“O antissemitismo é uma determinada percepção dos judeus, que se pode exprimir como ódio em relação aos judeus. Manifestações retóricas e físicas de antissemitismo são orientadas contra indivíduos judeus e não judeus e/ou contra os seus bens, contra as instituições comunitárias e as instalações religiosas judaicas.”

Texto: Ascom Casa Civil
Edição: Secom

gov do RS

Compartilhe também no:
Andressa de Oliveira

ESPUMOSO | Secretaria de Obras e Serviços urbanos divulga calendário de recolhimento de entulhos

Artigo anterior

Dália conclui segunda etapa para certificação de Bem Estar Animal

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.