22/07/2026 - quarta-feira
Correio do Mate
  • Home
  • Notícias
  • Geral
  • Alto Jacuí
    • Espumoso
  • Alto taquari
    • Arvorezinha
  • Encosta Nordeste
    • Guaporé
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Correio do Mate
  • Home
  • Notícias
  • Geral
  • Alto Jacuí
    • Espumoso
  • Alto taquari
    • Arvorezinha
  • Encosta Nordeste
    • Guaporé
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Correio do Mate
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home ENCOSTA NORDESTE

GUAPORÉ | Corsan comprará gerador de energia para instalação na captação de água bruta no rio Carreiro

Andressa de Oliveira Por Andressa de Oliveira
5 de fevereiro de 2025
em ENCOSTA NORDESTE, Guaporé, Notícias
0 0
0
GUAPORÉ | Corsan comprará gerador de energia para instalação na captação de água bruta no rio Carreiro
Convidado pelo vereador Jader Dalla Costa (PP) a dar explicações sobre investimentos, melhorias nos equipamentos, constantes desabastecimentos e outras questões relacionadas à distribuição de água no município de Guaporé, o Superintendente Regional de Relações Institucionais da Corsan, Lutero Cassol, ocupou a Tribuna do Povo durante a quarta sessão ordinária realizada no dia 3 de fevereiro. Explicou, ao longo de quase duas horas, situações pertinentes à melhoria da estrutura da captação de água bruta, localizada às margens do rio Carreiro, bem como da Estação de Tratamento de Água (ETA), no bairro São José.
Lutero respondeu aos questionamentos dos vereadores que foram, na grande maioria, direcionados às constantes quedas de energia elétrica que provocam interrupções no abastecimento de água, na perfuração de poços artesianos, nas “quebras de canos” da rede instalada nas vias urbanas, entre outros. Afirmou que em breve, a Corsan dará continuidade à repavimentação asfáltica das vias urbanas que foram danificadas nas manutenções de rede, consertos e substituições de tubulações, bem como agilizará o fechamento dos buracos em vias em paralelepípedos e nos passeios públicos (calçadas).
Porém, a novidade apresentada para os vereadores, especialmente à comunidade, é o investimento na aquisição de um gerador de energia elétrica e de um painel de transmissão automática. O equipamento, com valor de aproximadamente R$ 500 mil, será instalado na captação de água bruta, localizada na Linha Quinta/Comunidade Marostega, zona rural. A previsão de instalação é entre os meses de março e abril. Era uma antiga demanda da comunidade que, por diversas vezes, ficou sem abastecimento de água em suas residências, estabelecimentos e indústrias pela “falta de luz” na localidade.
“Nós temos a responsabilidade de produzir, tratar e distribuir água e não energia elétrica. O consumidor tem total razão de reclamar. Eles não querem saber quem gerou a falta de água. A responsabilidade é nossa e assumimos isso. Vamos resolver esse problema com a aquisição de um gerador que permanecerá fixo na captação de água”, disse Lutero, que complementou.
“Todos sabem o quanto falta de energia elétrica em Guaporé. É ‘fora da curva’, se comparamos com outras cidades. Cada vez que falta energia, nós perdemos o abastecimento, paramos de produzir. A concessionária (RGE), quando questionamos, nos responde: só piscou. O ‘pisca’ nos tira de 40 minutos a uma hora o bombeamento de água. O ‘start’ de um motor de 550 cv e uma bomba de alta pressão 5NB13 não é simples. Não é apenas apertar um botão que sai produzindo. O sistema é complexo”, afirmou.
Além do gerador de energia, Lutero informou que a Corsan deverá investir em melhorias na rede e em equipamentos para melhorar a distribuição de água.
Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM
CompartilhamentoTweet
Andressa de Oliveira

Andressa de Oliveira

Próxima notícia

ALTO ALEGRE | Empresa é contratada no município para desenvolver a Educação Ambiental

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
  • Geral
  • Alto Jacuí
    • Espumoso
  • Alto taquari
    • Arvorezinha
  • Encosta Nordeste
    • Guaporé

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.