22/07/2026 - quarta-feira
Correio do Mate
  • Home
  • Notícias
  • Geral
  • Alto Jacuí
    • Espumoso
  • Alto taquari
    • Arvorezinha
  • Encosta Nordeste
    • Guaporé
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Correio do Mate
  • Home
  • Notícias
  • Geral
  • Alto Jacuí
    • Espumoso
  • Alto taquari
    • Arvorezinha
  • Encosta Nordeste
    • Guaporé
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Correio do Mate
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Secretarias auxiliam agricultores no fechamento da silagem

Andressa de Oliveira Por Andressa de Oliveira
12 de fevereiro de 2025
em Notícias
0 0
0
Secretarias auxiliam agricultores no fechamento da silagem

Os municípios de Cruzeiro do Sul e Santa Clara do Sul atuam para auxiliar agricultores no fechamento de silagem. No total, nas duas cidades, mais de 300 propriedades receberam os trabalhos.

Em Cruzeiro do Sul, a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente segue atendendo os pedidos de fechamento de silos. Apenas em janeiro, foram concluídas 136 estruturas de armazenamento, conforme informou o secretário Gerson Kolling. “Já temos mais alguns pedidos para este início de fevereiro, mas o trabalho está se encaminhando para o final”, destacou.

A produção de milho nesta safra foi considerada excelente, tanto para silagem quanto para grãos. A média de produtividade nas propriedades varia entre 150 e 185 sacas por hectare. No entanto, as condições climáticas começam a preocupar os produtores. As altas temperaturas e a escassez de chuvas já impactam negativamente as lavouras.

“A soja, que está na fase de desenvolvimento e enchimento dos grãos, já apresenta uma quebra estimada em 10%. Contudo, com a atual previsão do tempo, esse prejuízo pode ser ainda maior”, alertou Kolling. A produção do milho safrinha também corre risco de queda significativa caso as condições climáticas não melhorem nos próximos dias.

Santa Clara do Sul

A Secretaria de Agricultura já prestou atendimento a cerca de 150 produtores no fechamento da silagem. O serviço, oferecido gratuitamente, deve se estender até meados de março, conforme previsão do secretário Airton Teloken. A expectativa é alcançar o fechamento de aproximadamente 250 silagens até o fim da segunda safra.

Na última semana, Teloken acompanhou os trabalhos na propriedade de Canísio Feiden, onde foi concluído o fechamento de uma silagem de 51 metros — o dobro da capacidade armazenada no ano passado. “A colheita foi melhor. Tivemos apenas uma perda de 20% na qualidade devido ao forte calor de janeiro”, relatou Feiden, que mantém a produção de leite e suínos para engorda em sua propriedade.

Além do apoio na silagem, a Secretaria de Agricultura de Santa Clara do Sul prevê a intensificação dos serviços de limpeza de açudes a partir de março. “Conseguimos articular, por meio do G8 — grupo que reúne os oito municípios da nossa micro-região —, a disponibilização de uma retroescavadeira por 30 dias para esse serviço”, anunciou o prefeito Márcio Haas.

Os agricultores interessados no fechamento da silagem ou na limpeza de açudes podem entrar em contato com as respectivas Secretarias de Agricultura para agendar os serviços.

fonte: A Hora

CompartilhamentoTweet
Andressa de Oliveira

Andressa de Oliveira

Próxima notícia
Sicredi consolida liderança na liberação de recursos do BNDES

Sicredi consolida liderança na liberação de recursos do BNDES

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
  • Geral
  • Alto Jacuí
    • Espumoso
  • Alto taquari
    • Arvorezinha
  • Encosta Nordeste
    • Guaporé

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.