Tempo de leitura: 1 minuto

O Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de Guaporé, alinhado com a Brigada Militar (BM), Polícia Civil (PC) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), através do presidente Rudi Pulga, apresentou na manhã da quinta-feira, dia 20 de março, uma série de demandas à Administração Municipal. O encontro, no gabinete do prefeito Odair Rossetto, reuniu, além do Chefe do Poder Executivo, o responsável pelo Controle Interno, Delfino Nervis, o secretário de Segurança Pública e Trânsito, Vilmar Viciniescki, além do comandante do 4º Pelotão da Brigada Militar (BM), tenente Júlio César de Oliveira Greff, e representante do 4º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar (4º PelBM), sargento Marcelo Rebello e o titular da Delegacia de Polícia Civil (DP), delegado Tiago Lopes de Albuquerque.
Na pauta: o aporte financeiro anual ao Consepro e a apresentação do modelo de projeto para o auxílio permanência a servidores da Brigada Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar, entre outros assuntos. A defasagem no efetivo, fato histórico em solo gaúcho, é uma das questões mais preocupantes e, uma das saídas para melhorar o quadro das instituições no município é o desprendimento de recursos públicos em forma de “ajuda de custo”.
“Esse projeto de ‘Auxílio Permanência’ existe em outros municípios, especialmente na região. Constatamos que a defasagem de policiais e bombeiros é baixa e, em alguns casos, inexistente. Sabemos que a atribuição de manter e gerenciar é do Governo Estadual, mas se quisermos uma cidade mais segura, temos que fazer a nossa parte. O Consepro tem trabalhado incansavelmente para dar todo o apoio possível, mas para esse auxílio é necessário um aporte do Poder Público”, afirmou Rudi, que apresentou números do efetivo dos órgãos de segurança pública ao prefeito Rossetto e demais autoridades municipais, bem como o valor previsto para que o projeto para a ‘ajuda de custo’ saia do papel.
O presidente do Consepro, ao concluir o encontro, afirmou que o papel da entidade, além de contribuir com o reaparelhamento, aquisição de armas e viaturas, melhoria do sistema de videomonitoramento, colaborar com as manutenções dos quartéis e da Delegacia de Polícia, é aproximar as forças da segurança pública com a Administração.
“E estamos no caminho certo. Todos estão convergindo para o mesmo lugar e com o objetivo único de proporcionar uma melhor qualidade de vida à população”, disse Rudi.
Durante o encontro, o prefeito Rossetto afirmou que “investir em segurança pública é uma das prioridades do Governo Municipal”.
Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM