Tempo de leitura: 1 minuto

Talvez este seja um dos políticos a ter passado uma das maiores provações, que qualquer outro prefeito possa ter passado. Em um único mandato de quatro anos, viu sua cidade ficar debaixo da água por três vezes. Sendo que as duas últimas destruíram boa parte do município e ceifaram vidas além de terem mudado completamente a rotina do município de cinco mil habitantes. 

Precisou ele ser o líder, a pessoa com equilíbrio na hora do desespero das demais pessoas. Onde só havia destruição, este líder precisou mostrar resiliência, não apenas nos discursos, mas também nas ações. Viu sua cidade ser notícia mundial, mas não pelos seus atrativos, e sim pelas imagens impactantes da destruição causada pelas águas do rio Taquari. 

Os meios de comunicação o transformaram em uma das pessoas mais conhecidas do Estado, por que a cada dia, a cidade era notícia, e lá estava o jovem prefeito à frente das lutas, em primeiro momento para salvar pessoas e depois pela reconstrução. 

Vereador e presidente do Legislativo entre 2017 e 2020, foi eleito em 2020 um dos prefeitos mais jovens do Rio Grande do Sul e na ocasião o mais jovem do MDB. Sua atuação como gestor de crise, permitiram que em 2024, durante as eleições municipais e depois de tudo o que passaram, fosse reeleito prefeito com mais de 80% dos votos válidos e a maior votação da história de seu município. 

Atualmente, além de trabalhar pela reconstrução e também pelo resgate da autoestima de sua população, também preside a AMAT – Associação dos Municípios do Alto Taquari. 

Nesta oportunidade, reconhecemos como personalidade política destaque, através do Troféu Imprensa 2025, o prefeito de Muçum, Mateus Giovanoni Trojan.

Compartilhe também no:

Marina De Col Bertuol, vice-prefeita de Putinga é personalidade política destaque

Artigo anterior

Presidente do Legislativo de Ilópolis, Maurício Pinton homenageado com o Troféu Imprensa 2025

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.