Tempo de leitura: 1 minuto

Em abril de 2024, estivemos neste mesmo local para a realização da edição do Troféu Imprensa, dias depois, o Rio Grande do Sul foi assolado por uma das maiores catástrofes de sua história, em que todo nosso Estado, viveu e ainda vive as marcas da destruição, em um processo que jamais será esquecido por nenhum de nós. Está registrado para a história e sem garantias de que não passaremos por algo parecido novamente.

Neste cenário de caos. Fé, trabalho e esperança se uniram através de milhares de mãos do Brasil inteiro e até fora dele, para naquele primeiro momento, ajudar quem estava sofrendo, servir como alento, para quem estava perdendo a esperança, apenas lutando para se manter vivo, pois a vida foi o que restou para milhares de pessoas que perderam tudo o que construíram ao longo de uma vida. 

Diante de tudo isso, estar vivo já era um milagre, pois muitos não tiveram a mesma sorte, foram ceifados pelos deslizamentos, pela água, num cenário que marcou a vida de todos nós. Porém, é em momentos como estes, que os grandes líderes aparecem, como guerreiros incansáveis puxando a frente e sendo espelho para outras pessoas, mesmo estes, também sendo vítimas do desastre. Primeiro, socorrer, abrigar, mobilizar, alimentar e aquecer os corações que choravam. 

Os dias foram passando, as pessoas tentando retomar suas vidas, e eis que surge o momento da “reconstrução”, que segue e ainda seguirá por muito tempo. Agora era momento de olhar para frente, traçar metas para salvar pessoas, restabelecer a ordem, e olhar para o futuro, entendendo que muita coisa iria mudar. 

Passado quase um ano da catástrofe, que ainda é recente para todos, vimos a importância do trabalho em conjunto, da união de esforços, das pessoas, da iniciativa privada, entidades constituídas e do poder público. Aos poucos e a cada mês novas inaugurações são promovidas, entregando casas, pontes, estradas, a vida sendo retomada. É verdade que ainda há muito o que ser feito, mas já estamos vivenciando exemplos que não devem cessar, modelos que mostraram eficiência, a partir da necessidade e também de manter a economia girando, pois, isso também é salvar vidas. 

Em todos os anos de Troféu Imprensa, sempre reunimos pessoas, entidades, empresas, para contar aqui um pouco de suas trajetórias, afinal de contas, o reconhecimento faz parte da vida, pois os legados de cada um, é o que será lembrado, o que fizeram, quem foram, que marcas deixaram como profissionais, como lideranças, como empresários. 

Nesta noite, estaremos evidenciando êxitos alcançados, histórias de vida, empresas que se destacam, entidades relevantes, e compartilhar com cada um de vocês e com o público que nos acompanham através dos canais digitais do Correio do Mate, este momento importante que estamos vivendo. 

Neste ano de 2025, o Correio do Mate completará 10 anos de atuação no Vale do Taquari e cinco na região do Alto Jacuí. São dois jornais impressos, um semanal e outro quinzenal, um portal de notícias, atendendo mais de 20 municípios, edição de publicações especiais, realização de eventos empresariais, culturais e sociais, atuação no mercado de pesquisas de opinião pública, geração de conteúdo para redes sociais, cobertura de eventos, forte atuação no esporte regional com programação semanal e transmissões esportivas, ações que fazem do Correio do Mate um importante canal de informação que atualmente distribui mais de 12 mil exemplares impressos por mês em suas cidades de atuação e possui mais de 60 mil seguidores em suas redes sociais, atingindo números importantes no somatório de seus conteúdos. 

Ao longo de sua caminhada como meio de comunicação a missão mais forte sempre foi a de  ajudar a construir, pois mesmo sabendo que a notícia ruim corre mais rápido, a boa, é a que aproxima, motiva, ajuda o próximo e transforma pessoas e empresas. Também, primando pelo diálogo e entendimento, e não pela coação e a mentira. Entendemos que a imparcialidade está no tratamento igualitário e o respeito às pessoas e às instituições. Não somos perfeitos, cometemos erros, mas seguimos o sentimento de sempre corrigi-los e seguir realizando um trabalho que possa contribuir com as pessoas e não destruir pessoas.

Portanto, é necessário que o público que nos segue, lê ou assiste nosso conteúdo, acredite nesse propósito e que é possível fazer comunicação com dignidade. Hoje, é noite então de agradecer a cada pessoa, empresa, instituição que nos apoiou ao longo desses quase 10 anos de Correio do Mate e que eventos como o Troféu Imprensa só acontecem porque temos histórias para contar, histórias que queremos compartilhar com as pessoas para que estas pessoas, tirem o melhor destes exemplos, olhando sempre o mérito dos homenageados.

O “mérito” é um conceito que se refere ao valor, à qualidade ou à importância de algo ou alguém, geralmente associado a conquistas e realizações que merecem reconhecimento e apreciação. Os senhores aqui estão por que tem o mérito.

Compartilhe também no:

JCI Arvorezinha recebeu o Troféu Imprensa 2025 como Entidade Destaque do Ano

Artigo anterior

Associados do Sicredi de Anta Gorda são contemplados com prêmios do Seguro de Vida e Residencial

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.