Tempo de leitura: 1 minuto

A Secretaria Municipal de Coordenação, Planejamento e Gestão promoveu, na noite de quinta-feira (17), a apresentação do Estudo Técnico de Avaliação das Áreas Alagadas de Serafina Corrêa. O encontro ocorreu no Plenário Darcy Sobreira Soccol, da Câmara Municipal de Vereadores, e reuniu autoridades, técnicos e moradores interessados no tema.

A apresentação foi conduzida pelo Secretário Dimorvan Cantelli e contou com a presença do Prefeito Daniel Morandi, do Vice-prefeito Eduardo Matielo, do Comandante do Serviço Civil Auxiliar de Bombeiro (SCAB) e Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil, Gabriel Benovit, além da participação remota da equipe da empresa InfraGeo, de Passo Fundo – responsável pela elaboração do estudo.

O estudo foi feito com base em chuvas extremas, superiores aos volumes que ocorreram em maio de 2024. O trabalho foi dividido em quatro etapas principais: a elaboração de um laudo hidrológico; a análise das condições hidráulicas de pontes, galerias e tubulações; o levantamento de dados históricos sobre inundações; e, por fim, a apresentação de soluções para reduzir os impactos causados por esse tipo de evento.

A InfraGeo apresentou três soluções que podem ser adotadas no município:

• Construção de bacias de contenção nos Bairros Planalto e Santin, regiões com maior contribuição de escoamento superficial para o Arroio Feijão Cru, com o objetivo de armazenar temporariamente grandes volumes de água;

• Adequação da seção hidráulica, com o aprofundamento e/ou ampliação dos canais para melhorar o escoamento;

• Melhoria dos sistemas de drenagem, especialmente na área central, otimizando o direcionamento das águas pluviais para o Arroio Feijão Cru.

Após a apresentação, os participantes puderam tirar dúvidas diretamente com representantes do Poder Público e da InfraGeo. O estudo servirá como base para nortear as ações do Governo Municipal no enfrentamento a eventos climáticos extremos.

Durante a reunião, a Administração Municipal também apresentou os projetos em fase de planejamento e desenvolvimento, como a busca de ferramentas e soluções de monitoramento e alerta, fundamentais para resposta rápida em caso de desastres naturais.

Além disso, o Plano de Contingência Municipal está sendo atualizado para abranger diversas situações de risco, como acidentes, incêndios, alagamentos e períodos de estiagem. O Plano Diretor de Serafina Corrêa também passa por revisão, com foco na implementação de medidas que melhorem o esgotamento pluvial, sobretudo na área central da cidade.

A Administração reforça seu compromisso com a preparação da população para enfrentar os desafios impostos pelos eventos climáticos extremos, investindo em prevenção, infraestrutura e capacitação. Juntos, o Poder Público e a população serafinense enfrente os desafios climáticos com mais resiliência e poder de resposta.

 

Governo Municipal de Serafina Corrêa – Cuidar das pessoas é transformar o futuro.

 

Texto: Érica Soares | Edição: Guilherme Baesso | Fotos: Érica Soares

Coordenação de Comunicação Social e Imprensa

Compartilhe também no:
Carol Toledo

Programa Terra Forte beneficiará 18 produtores de Relvado

Artigo anterior

Muçum inicia construção das barracas da 34ª Semana Farroupilha

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.