Tempo de leitura: 1 minuto

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) publicou, no Diário Oficial do Estado, a Instrução Normativa nº 8/2025, que autoriza, em caráter excepcional e transitório, que agricultores utilizem a mesma outorga de uso da água concedida para a irrigação do arroz também para os cultivos de soja e milho. A decisão atende a uma solicitação feita pela Famurs em ofício encaminhado à secretária Marjorie Kauffmann no dia 23 de julho.

No documento, a Famurs destacou a importância da medida para otimizar procedimentos e viabilizar programas estaduais como o Irriga+ RS, ressaltando que a cultura do arroz, especialmente em sistemas irrigados, demanda um volume muito maior de água em relação ao milho e à soja. A solicitação buscava permitir que a outorga emitida para o arroz pudesse ser utilizada também para as demais culturas, respeitando as mesmas condições de vazão e ponto de captação.

Com a publicação da normativa, os agricultores que fizerem uso da prerrogativa deverão formalizar a solicitação por meio do Sistema de Outorga de Água do Rio Grande do Sul (Siout RS), informando todas as culturas que demandarão irrigação. A autorização é válida até 31 de julho de 2026.

A presidente da Famurs e prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira, comemorou a conquista para os municípios e produtores. “Essa é uma demanda que construímos em diálogo com a Sema, pensando na realidade dos agricultores e na necessidade de simplificar processos, garantindo segurança hídrica para diferentes culturas. É uma medida que traz eficiência e fortalece a produção no campo, especialmente em um cenário de secas recorrentes no Estado.”

 

Informações da notícia

Data de publicação: 25/07/2025

Créditos: André Bresolin

Créditos das Fotos: Divulgação/Agro Estadão

Compartilhe também no:
Carol Toledo

Mother your children are like birds

Artigo anterior

Famurs cria Agência Técnica de Desenvolvimento para potencializar investimentos nos municípios gaúchos

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Mais Geral