Tempo de leitura: 1 minuto

Com foco em conectar os 497 municípios gaúchos a novos investimentos e ações de inovação, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) aprovou, em assembleia geral, a criação da Agência Técnica de Desenvolvimento. A nova área de apoio às prefeituras visa ampliar o protagonismo dos municípios na formulação de políticas públicas voltadas à inovação e à atração de investimentos.

“A Famurs reúne legitimidade, capilaridade e capacidade técnica para prestar apoio relevante nesse processo. Os municípios precisam estar preparados para conduzir a transição para uma nova economia, com soluções concretas e efetivas. Essa área, que vai integrar todas as outras da Federação, nasce com esse propósito”, explica a presidente da Famurs, Adriane Perin de Oliveira.

A Agência Técnica de Desenvolvimento da Famurs será um elo entre as Prefeituras e iniciativas voltadas à captação de novos investimentos, geração de negócios e criação de empregos — como o Invest RS, por exemplo, agência de desenvolvimento do governo do Estado do Rio Grande do Sul. Com a Invest RS, a nova área técnica da Famurs atuará no fortalecimento de um programa lançado pelo governo gaúcho, o Desenvolve Município. Essa iniciativa é fruto de parceria entre a Invest RS, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Federação, no contexto das iniciativas do Empreender RS, e que busca capacitar os municípios para elaborar planos de desenvolvimento e atrair investimentos.

“O município é a base do desenvolvimento, é nele que as oportunidades se concretizam. A Invest RS busca agir em cooperação justamente para somar forças com o propósito de acelerar o desenvolvimento gaúcho”, afirma Rafael Prikladnicki, presidente da Invest RS. A partir dessa parceria, inclusive, a Invest RS disponibilizou um espaço à Famurs no escritório recentemente inaugurado pela agência em São Paulo — ponto estratégico de conexões entre gestores e investidores.

“Para a Famurs, contar com o apoio da Invest RS, por toda experiência e os relacionamentos que a agência já possui, é um diferencial para que os prefeitos ampliem suas conexões e fortaleçam a busca por novos negócios que irão gerar mais desenvolvimento e emprego nos municípios gaúchos”, destaca Adriane.

A nova frente de trabalho, acrescenta Adriane, será uma estrutura intermediária para integrar os municípios, também, a outras iniciativas como o Empreender RS, RS Parcerias, Transformar Juntos, REDESIM e fóruns de de.

Informações da notícia

Data de publicação: 31/07/2025

Créditos: Comunicação Famurs

Créditos das Fotos: Guilherme Pedrotti

Compartilhe também no:
Carol Toledo

SEMA atende pedido da Famurs e publica nova instrução normativa que facilita uso de outorga para irrigação de diferentes culturas

Artigo anterior

Administração Municipal de Coqueiro Baixo segue incentivando o setor primário

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.