Com foco em conectar os 497 municípios gaúchos a novos investimentos e ações de inovação, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) aprovou, em assembleia geral, a criação da Agência Técnica de Desenvolvimento. A nova área de apoio às prefeituras visa ampliar o protagonismo dos municípios na formulação de políticas públicas voltadas à inovação e à atração de investimentos.
“A Famurs reúne legitimidade, capilaridade e capacidade técnica para prestar apoio relevante nesse processo. Os municípios precisam estar preparados para conduzir a transição para uma nova economia, com soluções concretas e efetivas. Essa área, que vai integrar todas as outras da Federação, nasce com esse propósito”, explica a presidente da Famurs, Adriane Perin de Oliveira.
A Agência Técnica de Desenvolvimento da Famurs será um elo entre as Prefeituras e iniciativas voltadas à captação de novos investimentos, geração de negócios e criação de empregos — como o Invest RS, por exemplo, agência de desenvolvimento do governo do Estado do Rio Grande do Sul. Com a Invest RS, a nova área técnica da Famurs atuará no fortalecimento de um programa lançado pelo governo gaúcho, o Desenvolve Município. Essa iniciativa é fruto de parceria entre a Invest RS, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Federação, no contexto das iniciativas do Empreender RS, e que busca capacitar os municípios para elaborar planos de desenvolvimento e atrair investimentos.
“O município é a base do desenvolvimento, é nele que as oportunidades se concretizam. A Invest RS busca agir em cooperação justamente para somar forças com o propósito de acelerar o desenvolvimento gaúcho”, afirma Rafael Prikladnicki, presidente da Invest RS. A partir dessa parceria, inclusive, a Invest RS disponibilizou um espaço à Famurs no escritório recentemente inaugurado pela agência em São Paulo — ponto estratégico de conexões entre gestores e investidores.
“Para a Famurs, contar com o apoio da Invest RS, por toda experiência e os relacionamentos que a agência já possui, é um diferencial para que os prefeitos ampliem suas conexões e fortaleçam a busca por novos negócios que irão gerar mais desenvolvimento e emprego nos municípios gaúchos”, destaca Adriane.
A nova frente de trabalho, acrescenta Adriane, será uma estrutura intermediária para integrar os municípios, também, a outras iniciativas como o Empreender RS, RS Parcerias, Transformar Juntos, REDESIM e fóruns de de.
Informações da notícia
Data de publicação: 31/07/2025
Créditos: Comunicação Famurs
Créditos das Fotos: Guilherme Pedrotti