A Chama Crioula está na região alta do Vale do Taquari. Na terça-feira, 19, por volta das 13h, os cavalarianos da 14ª Região Tradicionalista chegaram em Anta Gorda com o fogo simbólico. A centelha, que marca o início dos Festejos Farroupilhas 2025, foi gerada em Caxias do Sul e transportada por 1.500 cavaleiros de 30 Regiões Tradicionalistas.
A delegação, composta por membros de duas regiões tradicionalistas, percorreu cerca de 130 quilômetros para trazer o símbolo até o CTG Lança Crioula, de Anta Gorda. Depois de pernoitar no local, eles chegaram em Arvorezinha nesta quarta-feira, 20, por volta das 12h15min.
No CTG Jango Borges, foi sendo servido churrasco aos mais de cem tradicionalistas. Após o almoço, a comitiva deu continuidade à distribuição da centelha. Conforme os organizadores, o trajeto entre Arvorezinha e Soledade foi feito “embarcado”, devido à periculosidade do trecho na ERS-332, com muitas curvas em “ponto cego” e movimento intenso.
A partir de agora, os CTGs da região podem buscar a centelha em centros da região que já receberam a Chama Crioula. Putinga, por exemplo, organizou logística com busca no CTG Lança Crioula, de Anta Gorda.
Fotos: Julcimara Meazza / Grupo Cultura
Ed Moreira / Grupo Cultura de Rádio