A Famurs sediou, na tarde desta segunda-feira (1/9), no evento que marcou a inauguração do Auditório Mulher Gaúcha, estrutura anexa à Casa Famurs no Parque de Exposições Assis Brasil na Expointer, o 2º Seminário do Plano Rio Grande, iniciativa do governo estadual voltada à reconstrução e à prevenção diante dos impactos das enchentes de 2024. O encontro contou com a presença do governador do Estado, Eduardo Leite, na abertura e reuniu secretários de Estado, prefeitos e especialistas.
Representando a Famurs, o prefeito de Muçum, Mateus Trojan, destacou o papel da entidade na defesa dos municípios e reforçou a importância da união no processo de reconstrução. “A Famurs segue à disposição de todos os gestores. Precisamos transformar a palavra reconstrução em oportunidade de aprendizado e crescimento, para fazer ainda melhor. O municipalismo é a nossa bandeira e temos encontrado no governo do Estado uma postura parceira e municipalista”, afirmou.
O governador Eduardo Leite ressaltou a dimensão da tragédia e a necessidade de respostas rápidas à população. “Tudo aquilo que foi destruído tem um significado para quem perde. As enchentes causaram impactos gigantescos e precisamos trabalhar ao lado do povo gaúcho para encontrar respostas. Disponibilizamos recursos emergenciais e seguimos avançando em planos para reconstruir o que foi perdido da melhor forma. Não basta só reconstruir, é preciso fazer melhor, em parceria com os municípios”, disse.
A programação incluiu três painéis: “Plano Rio Grande em pauta”, com gestores da Secretaria da Reconstrução Gaúcha (Serg); “O papel do Comitê Científico do Plano Rio Grande”, com participação de representantes técnicos e prefeitos; e “O foco em prevenção e a atuação da Defesa Civil”, que reuniu lideranças municipais e estaduais.
Também participaram do seminário o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo; o secretário de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti; o secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi; o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella; o secretário de Turismo, Ronaldo Santini; o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin; e o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira.