Tempo de leitura: 1 minuto

A Famurs sediou, na tarde desta segunda-feira (1/9), no evento que marcou a inauguração do Auditório Mulher Gaúcha, estrutura anexa à Casa Famurs no Parque de Exposições Assis Brasil na Expointer, o 2º Seminário do Plano Rio Grande, iniciativa do governo estadual voltada à reconstrução e à prevenção diante dos impactos das enchentes de 2024. O encontro contou com a presença do governador do Estado, Eduardo Leite, na abertura e reuniu secretários de Estado, prefeitos e especialistas.

Representando a Famurs, o prefeito de Muçum, Mateus Trojan, destacou o papel da entidade na defesa dos municípios e reforçou a importância da união no processo de reconstrução. “A Famurs segue à disposição de todos os gestores. Precisamos transformar a palavra reconstrução em oportunidade de aprendizado e crescimento, para fazer ainda melhor. O municipalismo é a nossa bandeira e temos encontrado no governo do Estado uma postura parceira e municipalista”, afirmou.

O governador Eduardo Leite ressaltou a dimensão da tragédia e a necessidade de respostas rápidas à população. “Tudo aquilo que foi destruído tem um significado para quem perde. As enchentes causaram impactos gigantescos e precisamos trabalhar ao lado do povo gaúcho para encontrar respostas. Disponibilizamos recursos emergenciais e seguimos avançando em planos para reconstruir o que foi perdido da melhor forma. Não basta só reconstruir, é preciso fazer melhor, em parceria com os municípios”, disse.

A programação incluiu três painéis: “Plano Rio Grande em pauta”, com gestores da Secretaria da Reconstrução Gaúcha (Serg); “O papel do Comitê Científico do Plano Rio Grande”, com participação de representantes técnicos e prefeitos; e “O foco em prevenção e a atuação da Defesa Civil”, que reuniu lideranças municipais e estaduais.

Também participaram do seminário o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo; o secretário de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti; o secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi; o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella; o secretário de Turismo, Ronaldo Santini; o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin; e o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira.

Compartilhe também no:

Alunos participantes do Projeto Liderança Jovem realizam visitas às agências do Sicredi Região dos Vales 

Artigo anterior

Prefeito de Espumoso veta integralmente projeto que isenta MEIs da taxa de fiscalização e vistoria

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.