Tempo de leitura: 1 minuto

A Famurs reforçou, nesta quinta-feira (4), seu papel de articulação e apoio aos municípios na promoção do turismo como estratégia de desenvolvimento regional. A Casa da Famurs na Expointer sediou o 13º Encontro dos Dirigentes Municipais de Turismo, reunindo gestores e lideranças para debater o potencial do turismo rural no Rio Grande do Sul.

O encontro contou com a participação do secretário estadual do Turismo, Ronaldo Santini, que destacou o segmento como um produto premium, capaz de oferecer experiências autênticas que unem gastronomia, cultura e a memória das famílias agricultoras. “O turista não busca apenas consumir um produto, mas viver uma experiência. É preciso vender a história junto com o vinho, com o doce de leite, com o passeio. Essa vivência, com qualidade e acolhimento, é o que gera encantamento”, afirmou.

Segundo Santini, o turismo rural tem a capacidade de promover a distribuição de oportunidades em todo o Rio Grande do Sul, ao valorizar propriedades e famílias que preservam tradições e modos de vida que já não podem ser encontrados no ambiente urbano. Ele alertou, no entanto, que o setor ainda enfrenta desafios de profissionalização e organização para garantir conforto e qualidade na recepção aos visitantes.

Também participaram do encontro o secretário de Articulação do Gabinete dos Prefeitos, Salmo Dias de Oliveira, e o coordenador-geral da Famurs, Adriano Marangon, que representou a presidente da entidade e prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira. A atividade contou ainda com a presença da Equipe Técnica de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo da Federação. A programação trouxe informações sobre as atividades turísticas do produtor rural e do agricultor familiar, com destaque para os procedimentos de cadastramento junto ao Cadastur, sistema nacional de registro de prestadores de serviços turísticos.

O coordenador técnico de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo da Famurs, Mário Ribas do Nascimento, ressaltou o papel estratégico da Federação na qualificação da gestão municipal. “O Brasil e o Rio Grande do Sul vivem hoje um momento único. O turismo é a única atividade que pode repetir o impulso que o agronegócio deu à economia brasileira. Por isso, estamos qualificando a gestão pública, orientando os municípios e mostrando essa grande oportunidade. O Rio Grande do Sul é o estado com maior potencial turístico do país, mas é fundamental que cada município compreenda e trabalhe corretamente o seu potencial, com governança adequada”, destacou.

Informações da notícia

Data de publicação: 04/09/2025

Créditos: Bruno Pancot

Créditos das Fotos: André Bresolin

Compartilhe também no:
Carol Toledo

Força feminina: na Expointer, Famurs inaugura Auditório Mulher Gaúcha

Artigo anterior

Coquetel dos Prefeitos reforça protagonismo da Famurs na Expointer

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Mais Geral