Tempo de leitura: 1 minuto
De 01 de março a 01 de novembro, o Pronto-Socorro do Hospital São Sebastião atendeu 9.055 pacientes. Deste total, 8.146 foram pacientes SUS.
Uma unidade de Pronto-Socorro oferece atendimento imediato a pacientes em estado de urgência ou emergência, que podem apresentar risco de vida. Esses serviços funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana, para tratar casos graves que não podem aguardar uma consulta agendada.
O Pronto-Socorro é preparado para lidar com situações graves que precisam de intervenção médica imediata, tendo acesso a recursos mais complexos e a uma equipe multidisciplinar para casos de maior complexidade, como cirurgias e internações.
Ao chegar no local, o paciente passa por uma triagem, realizada por um enfermeiro, que avalia a gravidade do caso com base nos sintomas e sinais vitais, priorizando o atendimento conforme a necessidade. Após a triagem, o paciente aguarda para ser atendido pelo médico, que poderá solicitar exames para auxiliar no diagnóstico.
Unidades de Pronto-Socorro são indicadas para situações como: Acidentes de trânsito ou ferimentos graves, hemorragias, fraturas – especialmente as expostas, dificuldade para respirar intensa, sintomas de ataque cardíaco (infarto) ou AVC (derrame), picadas de animais peçonhentos, reações alérgicas graves, dor no peito súbita ou crises convulsivas prolongadas.
Sintomas brandos ou consultas eletivas devem ser manejadas em Unidades Básicas de Saúde.













