22/07/2026 - quarta-feira
Correio do Mate
  • Home
  • Notícias
  • Geral
  • Alto Jacuí
    • Espumoso
  • Alto taquari
    • Arvorezinha
  • Encosta Nordeste
    • Guaporé
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Correio do Mate
  • Home
  • Notícias
  • Geral
  • Alto Jacuí
    • Espumoso
  • Alto taquari
    • Arvorezinha
  • Encosta Nordeste
    • Guaporé
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Correio do Mate
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home ALTO JACUÍ

TROFÉU IMPRENSA 2025 | Ireneu Orth teve sua história evidenciada como liderança destaque

Gemerson Rogério Santos Por Gemerson Rogério Santos
23 de novembro de 2025
em ALTO JACUÍ, Espumoso, Geral, Notícias
0 0
0
TROFÉU IMPRENSA 2025 | Ireneu Orth teve sua história evidenciada como liderança destaque

Um homem que, por onde passa, deixa sementes de transformação, cooperativismo, progresso e construção coletiva. Personalidade de referência no cenário político, econômico e social do Alto Jacuí e de todo o Rio Grande do Sul.

Economista, agropecuarista e empresário do setor de transportes, construiu sua formação acadêmica com graduação em Ciências Políticas e Econômicas, e especialização em Cooperativismo. Sua carreira é marcada por uma dedicação incansável às causas regionais, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento agrícola, ao municipalismo e ao fortalecimento das instituições.

Atual Suplente de Senador, recentemente recebeu a oportunidade de ser empossado Senador da República, em um período em que o agronegócio precisou de suas intervenções. Sua atuação em Brasília o tornou conhecido como o Senador do Agro. 

É Presidente da APROSOJA RS e Diretor Administrativo da APROSOJA Brasil, foi Prefeito de Tapera por quatro mandatos, Presidente da AMAJA – Associação dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí – também por quatro mandatos.  Presidente do COMAJA por dois mandatos.  Presidente da AGCONP por dois anos e Vice-Presidente do CONACI; Presidente do Instituto Profissionalizante Cônego Bento, em Tapera; e integrante em mais de 15 diretorias de entidades sociais e comunitárias. Seu espírito empreendedor o levou ainda a participar da fundação de instituições que se tornaram pilares do desenvolvimento regional, sendo um dos fundadores: Sicredi Rota das Terras, hoje com mais de 30 mil associados, Sindicato Rural de Tapera e Selbach, no qual atuou como primeiro presidente e APROSOJA-RS.

Antes de sua marcante vida pública, contribuiu por 15 anos com a Cotrisoja, onde atuou como funcionário, diretor financeiro e diretor secretário, acumulando experiência no cooperativismo que mais tarde impulsionaria sua liderança regional. Sem dúvida, um dos nomes mais expressivos do Alto Jacuí. Sua voz tem peso, sua história tem legado e seu trabalho segue impactando gerações. Um líder que não se limita a ocupar espaços, mas os transforma; que entende que o verdadeiro desenvolvimento nasce do compromisso com as pessoas, com o produtor rural, com o município, com a região e com o Rio Grande.

E para concluir Esta justa homenagem, registramos aquilo que mais orgulha e engrandece sua caminhada: sua família. Esposa Vera Lucia, seus filhos Douglas, Aline e de Janaina (in memoriam), e netos Ana Luiza, Lucas, Alice e Luiggi. O troféu imprensa 2025 é conferido ao primeiro senador da região do Alto Jacuí, senhor Ireneu Orth. 

CompartilhamentoTweet
Gemerson Rogério Santos

Gemerson Rogério Santos

Próxima notícia
TROFÉU IMPRENSA 2025 | Liderança destaque, João Odil Moraes Haas teve sua história evidenciada

TROFÉU IMPRENSA 2025 | Liderança destaque, João Odil Moraes Haas teve sua história evidenciada

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
  • Geral
  • Alto Jacuí
    • Espumoso
  • Alto taquari
    • Arvorezinha
  • Encosta Nordeste
    • Guaporé

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.