Tempo de leitura: 1 minuto

Hoje prestamos uma homenagem a um homem cuja trajetória se confunde com a história de Espumoso e de toda a região. Uma liderança nata, um servidor público exemplar, um educador dedicado, um cooperativista atuante e um defensor incansável do desenvolvimento social e econômico.

Nascido na localidade do Terceiro Distrito do Depósito, então pertencente a Soledade, na década de 1950, a família muda-se para a cidade de Espumoso, Ali, recomeça sua jornada escolar sob a orientação do professor Affonso Spada. Seguiu como estudante interno em Não-Me-Toque e depois no Colégio La Salle, em Carazinho, concluindo o ensino ginasial. Formou-se em Contabilidade na Escola Dionísio Lothário Chassot, em Tapera. Seu primeiro emprego com carteira assinada foi em 1954, no escritório da COTRIEL. Além da atuação profissional, destacou-se como professor no Colégio João Batista Rotta, onde lecionou contabilidade comercial e industrial e exerceu a função de vice-diretor por sete anos.

Sua vida pública iniciou cedo: Foi Presidente da Câmara de Vereadores de Espumoso entre 1968 e 1975. Vice-Prefeito em 1972. Prefeito de Espumoso em mandato completo a partir de 1976. Como prefeito, deixou marcas profundas: criou a AMAJA, sendo seu primeiro presidente, fortaleceu a infraestrutura do município, buscou recursos estaduais e federais com persistência e visão de futuro e liderou iniciativas que até hoje compõem a identidade da cidade. Entre suas maiores contribuições está a criação do CIMES – Centro de Integração e Desenvolvimento, idealizado juntamente com o padre Domingos Verceleto. Sua ação comunitária foi igualmente intensa: Presidente do Lions Clube de Espumoso por dois mandatos; Fundador do Leo Clube; Fundador do grupo de escoteiros do Clube Guarany. No governo de Jair Soares, assumiu a presidência da COHAB/RS, tendo forte impacto no desenvolvimento habitacional. Em 1986, sua experiência e representatividade o levaram à Assembleia Legislativa: foi eleito Deputado Estadual pelo PDS, com 15.943 votos, tornando-se Deputado Constituinte responsável por importantes contribuições à Constituição Estadual de 1989. Entre seus maiores legados, destacam-se: A defesa do Ensino Fundamental; A criação do curso de Engenharia de Ciência e Tecnologia; O artigo que instituiu as Áreas Rurais Municipais; A proposta de criação de Colônias Agrícolas para apenados de crimes leves. Por seu trabalho, recebeu a Medalha de Mérito Farroupilha, a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em 07 de outubro de 2009.

Como cooperativista foi secretário da COTRIEL de 1993 a 1996; Presidente da Cotriel entre 1996 e 2002, consolidando avanços estruturais, administrativos e sociais.

Ao longo da vida, foram muitas as homenagens: Títulos de Cidadão Espumosense e Cidadão Honorário de Alto Alegre, reconhecimentos de entidades como OAB, Sicredi, Câmara de Vereadores, comunidades do interior, organizações sociais e associações regionais. Uma demonstração clara do respeito e admiração construídos ao longo de décadas de serviço.

Casado com Joise Maria Castaman é pai de Gabriela, Vinícius e João Odil Moraes Haas Filho, e avô de Helena, Manoela, Letícia, Sarah e Pedro e bisavô da pequena Vitória.

Hoje, ao revisitarmos esta história, reconhecemos muito mais do que cargos e realizações. Reconhecemos um homem que fez da sua vida uma permanente missão de serviço público; um líder que marcou seu tempo, que impulsionou transformações, que abriu portas para oportunidades e que sempre colocou Espumoso e sua gente em primeiro lugar. Conferimos o Troféu Imprensa 2025 a João Odil Moraes Haas. 

Compartilhe também no:

TROFÉU IMPRENSA 2025 | Ireneu Orth teve sua história evidenciada como liderança destaque

Artigo anterior

TROFÉU IMPRENSA 2025 | Jovem empreendedor, Juliano Lupatini foi destaque empresarial

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.