Tempo de leitura: 1 minuto

A presença da mulher na política é, por si só, um ato revolucionário. E quando essa mulher é educadora, seu papel se multiplica. Educadores conhecem o cotidiano das famílias, das escolas, das crianças, das dificuldades e das esperanças de uma comunidade. Quando assumem a vida pública, levam consigo a sensibilidade, o conhecimento e a experiência de quem vive, todos os dias, a realidade das pessoas. São vozes que transformam.

Hoje, homenageamos uma mulher que representa exatamente isso: a força de educar e a coragem de legislar.
Professora, servidora pública, vereadora, mãe, esposa e exemplo de liderança feminina. Sua trajetória na educação pública começou ainda jovem e, desde então, tem sido marcada pelo compromisso com a formação humana e com a construção de uma sociedade mais justa. Em 1997, concluiu o ensino médio com habilitação em Magistério. Poucos anos depois, ingressou por concurso público nos quadros do magistério municipal de Espumoso (1999) e também na rede estadual (2000). Em 2005, concluiu graduação em Pedagogia Especial, com habilitação em Educação Infantil e Anos Iniciais, e em 2009 completou sua pós-graduação em Pedagogia Gestora (Administração, Supervisão e Orientação Escolar).

Com 26 anos de carreira, atuou em praticamente todos os segmentos da educação: Educação Infantil, Anos Iniciais, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos — muitas vezes cumprindo jornadas de até 60 horas semanais, equilibrando profissão, maternidade e vocação. Participou de equipes diretivas nas redes municipal e estadual, sempre praticando uma gestão acolhedora, democrática e sensível às necessidades da comunidade escolar. Foi nas escolas que ela descobriu uma verdade fundamental: educar é também fazer política.
E foi essa compreensão que a levou ao Legislativo.

Eleita vereadora, hoje em seu segundo mandato, leva ao plenário a vivência de quem conhece a educação por dentro. Seu trabalho é marcado pela defesa da infância, da inclusão, dos direitos das crianças e da valorização dos profissionais da educação. Entre seus projetos e conquistas, destacam-se: Criação da Escola Municipal de Educação Infantil Lori Natália Kissmann, marco para o desenvolvimento da primeira infância em Espumoso.

Garantia de apoio financeiro para professores que buscaram formação em pós-graduação, fortalecendo a qualificação da rede municipal.

Implantação de vigias em todas as escolas municipais, medida implementada ainda em seu primeiro mandato, garantindo mais segurança às crianças e aos educadores.

Propostas de proteção contra o abuso infantil, acolhimento às pessoas com TEA e iniciativas que valorizam os trabalhadores da educação.

Sua atuação reafirma a importância de educadores participarem da política: ninguém conhece melhor as necessidades de uma comunidade do que quem educa suas crianças por isso leva essa verdade como bandeira — e transforma sua experiência em resultados concretos para a população.

Ao mesmo tempo, equilibra com ternura e força sua vida familiar. É esposa de Alceu Fernandes e mãe dedicada de Lara (19 anos) e Liz (3 anos). Sua caminhada prova que a mulher pode ser muitas em uma só: profissional, gestora, mãe, vereadora e, acima de tudo, cidadã comprometida com o bem comum.

Por sua trajetória exemplar, sua contribuição para a educação, sua força feminina e sua atuação política ética e sensível, conferimos o Troféu Mulheres de valor a Dayana Soares de Camargo, vereadora de Espumoso. 

Compartilhe também no:

TROFÉU MULHERES DE VALOR | Cleonice Pasqualotto P.Toledo, Prefeita de Campos Borges

Artigo anterior

TROFÉU MULHERES DE VALOR | Advogada Elis Regina dos Santos Parizotto

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.