Com a última edição realizada em 2022, sendo que a que 2024 foi cancelada em cima da hora por conta das catástrofes climáticas ocorridas no Rio Grande do Sul, de 15 a 17 de maio de 2026, a Exapiec volta com força total com a missão de não apenas divulgar Espumoso e suas empresas, mas de gerar negócios para o comércio expositor.
A pauta Exapiec foi tema do Debates Acise, que recebeu três ex-presidentes da feira, Rogério Dambrós, empresário e atual diretor de Turismo da Acise, Henrique Kleber, que é presidente da Associação e Juliano Pazinato, vice-prefeito do município. Todos os três já presidiram a entidade e a Exapiec.
No debate o entendimento da importância de manter a Exapiec viva e crescendo, mas sendo uma ambiente sustentável em que a população possa realizar bons negócios e ter dias de entretenimento. Conforme o presidente da feira para 2026, Henrique Kleber, o pavilhão principal continuará recebendo o comércio e serviços, sendo que possivelmente haverá um pavilhão extra montado ao lado. Na área externa, seguem as empresas ligadas ao agronegócio e demais setores que precisam de um espaço mais amplo. Além disso, praça de alimentação com shows locais e regionais.
“A ideia é que as pessoas frequentem a feira durante o dia, e façam negócios, iremos buscar um parque de diversões para as crianças, manter uma praça de alimentação atrativa, valorizar os artistas locais e regionais mas acima de tudo trabalhar para que os expositores colham resultado com a feira”, disse Henrique Kleber, Presidente da Acise.
Já o vice-prefeito, Juliano Pazinato, disse que o governo municipal está fazendo sua parte, colocando aporte financeiro, dando a estrutura necessária no parque de eventos, e além disso está investindo na infraestrutura do local com a construção de novos banheiros e mais um palco coberto multiuso.
Já Rogério Dambrós, crê que para uma próxima edição existe a necessidade de pensar em incrementar as atrações culturais na Exapiec, pois o parque possui espaço suficiente para que mais atrativos sejam colocados. “Infelizmente para 2026 não será possível devido ao tempo que temos para realizar a feira, mas na próxima edição já poderemos ter isso concretizado”. Disse.
https://www.youtube.com/watch?v=QUu7jr-27LA&t=3860s

















