Tempo de leitura: 1 minuto

A primeira-dama Luciane Dapont, acompanhada da representante da Emater/RS-Ascar, Rafaela Czermaneski, esteve recentemente na propriedade de dona Juleide, na localidade de Santo Antão, em uma ação voltada ao resgate da tradição do artesanato com palha de trigo. A iniciativa teve início no mês de janeiro, durante uma roda de conversa, quando dona Juleide se propôs a realizar o plantio e a colheita do trigo com o objetivo de manter viva a cultura artesanal herdada dos antepassados. Nesta visita, o grupo realizou a limpeza e a preparação das palhas, que agora estão prontas para serem utilizadas na confecção das peças.

Segundo a primeira-dama, o momento representa um importante passo na preservação cultural. “Nós fomos até lá para limpar e preparar as palhas que agora estão prontas para serem usadas. Isso se chama persistência em resgatar e manter viva a tradição de nossos antepassados. A cultura do trigo para fabricar chapéus, em especial, e outros artesanatos tem grande valor, mas é uma tradição que, pela dificuldade, vem sendo esquecida e dando espaço ao artificial”, destacou Luciane.

Também participou da atividade dona Lúcia Chiesa, reconhecida artesã na arte manual com palha de trigo, que compartilhou conhecimentos e técnicas tradicionais. A primeira-dama agradeceu a contribuição e ressaltou a importância da troca de saberes. “A ela, nosso agradecimento. Agora estamos dispostas a aprender a trançar estas palhas e, quem sabe, confeccionar um chapéu ou outros artesanatos”, afirmou.

Ao final, Luciane Dapont agradeceu a disposição de dona Juleide em cultivar o trigo e proporcionar o momento de aprendizado e valorização cultural. A ação reforça o compromisso do município e das entidades envolvidas com a preservação das tradições locais, incentivando o resgate de práticas artesanais que fazem parte da identidade cultural da comunidade.

Compartilhe também no:

Ariana Maia destaca qualidade, benefícios e futuro da erva-mate do Alto Taquari

Artigo anterior

Programação oficial para a comemoração dos 62 anos

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.