Tempo de leitura: 1 minuto

Presentes com unidades e mais de três mil homens e mulheres em cerca de 100 municípios, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) segue com a sua firme missão de salvar e proteger. Muito além de combater incêndios, os servidores atendem diariamente centenas de casos pré-hospitalares, salvamentos, buscas, resgates, atividades emergenciais e desenvolvem ações preventivas. Ampliando a atuação e oportunizando uma pronta resposta mais rápida, a instituição amplia a área com a regulamentação do Serviço Civil Auxiliar de Bombeiro (SCAB) desde 2019. Serafina Corrêa, sob responsabilidade do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar (3º PelBM), de Guaporé, foi o primeiro no Estado e mais duas cidades da região estão aptas a dar início aos trabalhos.

Pertencentes a área do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM), com sede em Passo Fundo, as Administrações Municipais de Casca e Montauri assinaram termos de cooperação para instalação e operacionalidade dos voluntários em atendimentos às comunidades. Para que os SCABs estejam em funcionamento, os covis auxiliar de bombeiro (CAB) passarão por treinamentos e instruções ministradas por militares do CBMRS, destacou o sargento Rebello, comandante do 3º PelBM.

“Temos na região voluntários muito atuantes em Serafina Corrêa e estes somam-se ao efetivo das guarnições militares em ocorrências no município e nas rodovias. Casca e Montauri, em breve, passarão a contar com o serviço regulamentado e padronizado pela Cooperação. A materialização dos SCABs quando estiveram 100% instalados será uma grande conquista para as duas cidades”, disse o comandante.

Rebello ressalta que o Poder Público de Montauri coloca há tempos um caminhão pipa com bomba à disposição dos bombeiros militares para atendimentos de incêndio, entre outras, quando há necessidade.

“Os funcionários do Município de Montauri, mesmo não contando com treinamento e capacitação técnica adequadas, sempre nos deram uma ‘mão’. A partir de agora, com a regularização do SCAB, os interessados poderão fazer parte como voluntários e receberão todas as instruções gratuitas por parte da cooperação. O mesmo acontecerá em Casca. Quem desejar ser bombeiro civil passará por uma série de qualificações”, destacou Rebello ressaltando que o CMBRS destinará alguns equipamentos e materiais operação dos SCABs nos municípios de Casca e Montauri, sendo o restante adquirido pelas Administrações Municipais.

29 Municípios no Estado firmaram termo de cooperação e nove ainda estão nos trâmites finais de assinatura, conforme dados da Assessoria de Operações e Defesa Civil do CBMRS.

Data: 23/01/2023 14:16:35
Autor: Eduardo Cover Godinho

fonte: Rádio Aurora

Compartilhe também no:
Andressa de Oliveira

5 Best Apps To Make Pals Instantly: Meet Like-minded People

Artigo anterior

Download One Of The Best Of Random Chat Apps For Android Uptodown

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.