Uma nova produção com a marca do Vale do Taquari ganhou as telas do cinema da capital na última quinta-feira (19), durante a Mostra de Cinema Musical Gaúcho, promovida pela Casa de Cultura Mário Quintana – um dos centros culturais mais reconhecidos do país.
Gravado em Ilópolis e Encantado, o filme foi o primeiro a ser exibido na Mostra, que contou com a participação da Secretária Estadual de Cultura, Beatriz Araújo, além de dezenas de convidados. O evento ainda recebeu a apresentação do Quinteto Canjerana, de Encantado, que tem participação especial em arranjos, músicas e cenas do média-metragem.
Além do resgate histórico que promove, o Sacada Musical é uma criação essencialmente musical. O convite veio ainda no final de 2022, quando a obra foi reconhecida pela instituição – explica Cleber Zerbielli, cineasta Ilopolitano responsável pelo filme e outros trabalhos envolvendo pesquisa histórica e cultural dos municípios da região alta.
Sacada Musical conta a trajetória do violonista internacional vencedor do Grammy Latino, Yamandu Costa, e sua relação com o Vale do Taquari. O projeto conta com o estímulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura e é realizado pela Gaita Produtora.
O filme mostra o cultivo da erva-mate, uma das paixões de Yamandu, desde o plantio e a colheita, até o processo de produção – exibido em imagens captadas na Baldo – empresa encantadense fundada em 1920, patrocinadora do filme, considerada a maior exportadora de erva-mate do Brasil.
Além de mostrar cidades e figuras conhecidas do Vale, a produção tem a assinatura de profissionais da região, o que certifica a qualidade dos trabalhos desenvolvidos na mesma. O média-metragem também chama a atenção por apresentar aspectos e eventos regionais, como é o caso do Canto da Lagoa – o maior evento de música de Encantado, com edição prevista para 2023, do qual Yamandu já participou e que tem citação especial na produção. Para quem deseja conhecer a obra, desde o início de janeiro a produção pode ser vista pelo Youtube do artista Yamandu Costa e do Quinteto Canjerana.