Tempo de leitura: 1 minuto

O Cristo Protetor de Encantado, atração turística com 37,5 metros de altura construída no município do Vale do Taquari,  terá sua inauguração oficial nos dias 24, 25 e 26 de novembro deste ano, antecipou o prefeito de Encantado, Jonas Calvi, em entrevista à Rádio Gaúcha. Antes disso, porém, segundo a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento do município e a assessoria do monumento, haverá uma peregrinação de três dias nesta Páscoa. O complexo do monumento também deve receber uma novena mensal a partir de março.

Atualmente, o ponto turístico está aberto para visitas apenas aos finais de semana, enquanto obras no entorno são realizadas durante os dias úteis.

— No período da Páscoa teremos uma caminhada que vai sair da Igreja Matriz de Encantado e irá até o Cristo — diz Charles Rossner,  secretário de Turismo e Desenvolvimento de Encantado, que projeta uma procissão maior do que a realizada na mesma data no ano passado.

Segundo Rossner, o monumento recebe hoje entre 1,5 e 2 mil pessoas por fim de semana, número que deve se elevar para 20 mil visitantes em datas religiosas como Páscoa e Corpus Christi. Após a inauguração, na última semana de novembro, a expectativa é receber até 100 mil pessoas no período até o Natal.

Segundo a assessoria do monumento, no período da Páscoa, a peregrinação deverá se estender da Sexta-feira Santa até o Domingo. Uma agenda com a série de eventos de preparação para a abertura oficial do ponto turístico deve ser fechada e divulgada no próximo mês.

— Queremos um evento natalino voltado para a questão da fé e da religiosidade. Entendemos o apelo comercial e forte da data, mas pelo significado da obra do Cristo Protetor, feita com recursos da comunidade e doações das pessoas, um monumento erguido pela fé, entendemos que o nosso Natal deva ter um apelo nessa perspectiva — afirma.

Avanço nas obras depende de conclusão de estrada

A construção do Cristo Protetor foi concluída em abril de 2022. Mas ativar o elevador interno do monumento, que levará visitantes até seu “coração” da estátua, e iniciar a estruturação de um parque anexo à obra, depende da conclusão de uma estrada de acesso. A via tem previsão para ser finalizada pela prefeitura de Encantado até o fim de abril deste ano.

De acordo com a engenheira civil Ana Tronco, servidora municipal responsável pela obra, hoje a estrada está 55% concluída. No ano passado, a previsão para sua finalização era para março, mas ocorreram atrasos.

— Tivemos vários feriados e pontos facultativos, além da visitação do Cristo. Como era em um trecho de acesso único, tivemos de parar, às vezes, a obra por alguns dias. Isso atrasou, mas agora estamos em ritmo normal — disse Tronco, que ressalta que um eventual clima chuvoso também poderá retardar os trabalhos.

O complexo turístico da estátua irá incluir o “Jardim do Acolhimento”, um parque público de 30 mil metros quadrados, anexo ao monumento, que servirá como um espaço de recepção, contemplação e consumo. O término da estrada vai permitir que as obras se iniciem, além de abrir caminho para o fornecimento da luz elétrica que vai ativar o elevador do monumento.

— Como a estátua do Cristo está pronta, o que falta é o elevador e construir o complexo do entorno. Banheiros, lojas, cafeterias, pontos de venda, souvenires, lembrancinhas e uma fonte de água, que ficará aos pés dele — explica Rossner.

A perspectiva da inauguração já movimenta a economia de Encantado, que tem crescimento de investimentos sobretudo em comércios, pousadas e hotéis. Dados do ano passado apontam que mais de 327 novas empresas foram abertas na cidade entre 2021 e 2022.

fonte: GZH

Compartilhe também no:
Andressa de Oliveira

PUTINGA | Pedidos de Informação e de Providências marcam a sessão

Artigo anterior

Emater/RS-Ascar busca viabilizar casa no parque da ExpoAgro

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.