Tempo de leitura: 1 minuto

O Pavilhão da Agricultura Familiar está em evidência na 23ª Expodireto Cotrijal. O recorde do número de expositores, 230 no total, ainda revela outro dado importante na construção do espaço que inclui agroindústrias, artesanato, artesanato indígena, flores e plantas. Das agroindústrias presentes na atual edição, 107 são lideradas por mulheres.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), responsável pelo Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), incentiva e estimula a liderança das mulheres na agroindústria. “Nosso encorajamento à liderança das mulheres nada mais é que um reconhecimento do papel que elas têm no desenvolvimento do Estado e do país”, afirma o titular da pasta, Ronaldo Santini.

A produtora da Agroindústria RV, Ritiéli Rodrigues Hofmann, de Soledade, destaca que a mulher está ocupando um lugar que pertence a ela na sociedade. “Estamos assumindo um papel de liderança que, na verdade, sempre foi nosso, pois a mulher pode, sim, estar à frente de um empreendimento familiar”, destaca Ritiéli.

Além do estímulo às mulheres para conduzir o próprio empreendimento, a SDR, por meio de seu estande na feira, possibilita o contato direto das produtoras com o consumidor. A produtora da Agroindústria Agnolin, Silvania Lisboa de Godóis, de Nova Bassano, ressalta que, em ocasiões como essa, novos mercados se abrem. Segundo ela, o Peaf deu nova vida ao seu empreendimento. “O programa da agroindústria familiar nos apoia e nos traz informações que necessitamos para desenvolver nosso negócio”, avalia a empreendedora.

Outro dado importante é o de que há 42 estandes liderados por mulheres jovens. É o caso de Giulia Negrello, de 18 anos, que ao lado da mãe, Márcia Raimundi, conduz a Agroindústria Negrello, da cidade de Barão. “É gratificante para nós podermos vir aqui e apresentar o nosso negócio. Isso nos valoriza como produtoras, é um trabalho que passa de mãe pra filha”, ressalta a jovem.

A 23ª Expodireto Cotrijal segue até a próxima sexta-feira (10/3) e possui entrada gratuita. O Pavilhão da Agricultura Familiar permanece aberto das 8h às 18h durante todo o período do evento.

Texto: Ascom SDR
Edição: Secom

Fonte: Gov do RS

Compartilhe também no:
Andressa de Oliveira

Ibirubá perde uma grande mulher, Normélia Maria Müller, idealizadora do Lar do Idoso Aconchego

Artigo anterior

“Medidas urgentes no amparo e auxílio de nossos agricultores, produtores de leite e pecuaristas devem ser tomadas”

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.