O cooperativismo por si só já é a demonstração de que a união faz a força. E a soma de esforços tornaram o cooperativismo uma das formas mais poderosas no mundo de desenvolver as pessoas, a economia e melhorar a qualidade de vida nas comunidades onde está inserido.
Natural de Palmeira das Missões, ainda criança mudou-se para o município de Rondinha. Desde cedo se dedicou aos afazeres da casa e a agricultura, fonte de renda da família.
Em 2000 firmou residência no município de Constantina. Casou-se com Dirce Martinelli de Oliveira com quem tem uma filha, Caroline. Residiu no interior até 32 anos de idade tendo sempre consigo o desejo de contribuir para o desenvolvimento de sua comunidade e para que as pessoas ao seu redor pudessem alcançar melhores condições de vida.
Movido pelos seus sonhos percebeu que o caminho para as mudanças e transformações passavam necessariamente pela organização, união, participação social e coragem de cada indivíduo, foi então que passou a dedicar-se a outras atividades para além do seu trabalho como agricultor familiar. Diretor e Diretor presidente em várias entidades da comunidade, em especial de saúde e sindicatos, foi sócio-fundador da cooperativa de crédito. Dentro da organização, passou por funções de direção local e regional, estando no momento exercendo seu terceiro mandato como Presidente da instituição.
Importante liderança cooperativista que é, e em especial pelo que a cooperativa de crédito tem feito ao longo dos anos pelo desenvolvimento da região alta do Vale do Taquari, a partir de suas agências em Fontoura Xavier, Ilópolis, Putinga e Arvorezinha. O atual Presidente, representa o trabalho de 25 anos da cooperativa que cresceu e vêm sendo uma fomentadora de desenvolvimento para a nossa região.
Na noite de hoje reconhemos através do troféu imprensa a história de liderança cooperativista de Braulio Zatti, Presidente da Cresol Noroeste, que completou 25 anos de de cooperativismo de crédito.