A entidade tem papel importante no processo de apoio aos eventos e aos movimentos que visam o desenvolvimento da cadeia produtiva da erva-mate para que a indústria possa entregar ao consumidor final um produto diferenciado e com alto padrão de qualidade.
As entidades representativas são fundamentais para diferentes setores se mantenham unidos e com foco no desenvolvimento. E assim é com este sindicato, que recentemente foi atuante na realização de eventos que mobilizou todo o sul do Brasil em Machadinho, no intuito de debater o futuro do setor. Assim tem sido nos mais diferentes eventos que se propõem a divulgar e comunicar com qualidade o setor ervateiro. O olhar para os negócios nacionais e internacionais visando novos mercados para a erva-mate, que possui uma fatia importante na economia, em especial dos povos do sul.
Fundado em 1942, a entidade já possui 60 anos de atividades e é fundamental para a articulação de tudo o que envolve a qualificação da cadeia produtiva da erva-mate, um dos principais produtos do Rio Grande do Sul e no crucial na região alta do Vale do Taquari onde estão inseridas boa parte das indústrias do setor.
São milhares de produtores, colaboradores da indústria, empresários, e consumidores que fazem desta cadeia produtiva muito importante para a economia gaúcha.
Nesta oportunidade reconhecemos o empenho desta instituição através de seu presidente o arvorezinhense Alvaro Pompermayer, com o Troféu Imprensa para o Sindimate – Sindicato da Indústria do Mate – no Estado do Rio Grande do Sul.