Tempo de leitura: 1 minuto
A segunda atividade ordinária, liderada pelo vereador Antoninho Pandolfo (PRD), no plenário Roberto Baldasso de 2024, marcou-se na noite da segunda-feira, dia 19 de fevereiro, pela apreciação de três projeto de Lei. Encaminhadas pelo Poder Executivo, as matérias tinham como objetivo o patrocínio para o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Última Tropeada realizar o Rodeio Crioulo Estadual, a autorização a cedência de espaço para a instalação do Serviço de Assistência Jurídica Gratuita (SAJU) na área urbana e de um servidor municipal para a Câmara de Vereadores. Além da análise e votação, vereadores encaminharam requerimentos escritos e verbais para a Mesa Diretora e, nas explicações pessoais e palavra aberta para os líderes, manifestaram-se por cerca de duas horas.
Projetos
Com inclusão por acordo de lideranças, através do trabalho do líder do Governo Fabris (PDT) e Bastian (MDB), vereador Jonas Agosti (MDB), os três projetos de Lei foram apreciados favoravelmente pelos parlamentares. O 04/2024 autoriza o Município a ceder espaço para a Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) instalar o SAJU. São seis ambientes e 102,50 m2 no pavimento térreo do Centro Municipal Termignoni, onde está instalada a Secretaria de Assistência Social e Habitação. O SAJU, atualmente no Núcleo Universitário de Guaporé, presta cerca de 500 atendimentos, especialmente à população carente, por semestre.
O projeto 05/2024 celebra Termo de Cooperação Técnica entre os poderes Executivo e Legislativo para a cedência de um Agente Administrativo para desempenhar atividades na Casa do Povo. O prazo inicial é de um ano, podendo ser renovado pelo mesmo período. O pedido vai ao encontro da exoneração do único servidor efetivo da Câmara de Vereadores.
Autorizando a Celebração de Contrato de Patrocínio entre o Município e o CTG Última Tropeada, o projeto 06/2024 destinará o valor de R$ 40 mil para mais um evento tradicionalista. De 8 a 10 de março acontecerá, nas dependências do Parque de Rodeios – Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro, o Rodeio Crioulo Estadual com expectativa de aproximadamente 10 mil participantes, entre peões e prendas e público que acompanhará as provas artísticas e campeiras. Em virtude do patrocínio, não haverá cobrança de ingresso.

Fechando o mês
Duas sessões ordinárias, conforme destacou Antoninho Pandolfo, estão marcadas para a segunda-feira, dia 26, às 19 horas, no plenário Roberto Baldasso. Com a realização, os vereadores cumprem o Regimento Interno que prevê obrigatoriamente a realização de quatro sessões a cada 30 dias. A comunidade é convidada a prestigiar os trabalhos dos representantes do povo.
Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM