Tempo de leitura: 1 minuto
Dor e revolta andam lado a lado no bairro São Cristóvão, em Guaporé. Há cerca de quatro meses, animais estão sendo vítimas de envenenamento. Não há informações precisas de quem possa ser o autor dos crimes e a motivação para tamanha crueldade. As mortes prematuras e bárbaras atingem, tanto cães e gatos que vivem nas vias urbanas, quanto aqueles possuem tutores.
Os casos chamam a atenção e acenderam o alerta nos moradores da localidade. Eles estão preocupados com a quantidade de animais encontrados sem vida ou agonizando. São mais de 10. Na semana, pedaços de carne moída com veneno foram localizados no pátio de um imóvel e nas proximidades de um estabelecimento comercial.
“Tem alguém envenenando os animais e não são somente os que estão abandonado ou vivem nas ruas. A pessoa está fazendo uma maldade absurda”, disse uma voluntária que atua na causa animal.
Outra mulher, afirmou que a situação é desesperadora e pede ajuda das autoridades.
“Na minha rua (Nabuco de Araújo), para se ter uma ideia, registramos sete mortes de cães em poucos meses. Somente em março, foram três. Precisamos que as autoridades nos deem uma resposta. Há necessidade urgente de encontramos o responsável ou a crueldade com os animais irá continuar, infelizmente”, destaca uma moradora.
Em um grupo de mensagens instantâneas, uma mulher, que não teve a identidade revelada, publicou uma foto do seu cão morto na porta da residência e escreveu: “Algum ser humano, não sei se posso chamar assim, está dando veneno para os cachorros e hoje se vai mais um animalzinho para o céu. Peço que compartilhe para que de alguma forma possamos descobrir quem tem coragem de fazer maldade com os bichinhos”.
Colabore
Com apoio da Administração Municipal, um alerta foi emitido nas redes sociais (Facebook e Instagram). “Envenenamento de animais é crime!”. A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal n.º 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 (Lei Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, de 5 de outubro de 1988. O registro de ocorrência policial é essencial para que a investigação possa ocorrer de forma eficaz. O responsável pelo ato pode ser enquadrado no crime de “Crueldade contra Animais” com pena que varia de dois a cinco anos de reclusão. Denúncias ou informações podem ser encaminhadas através do número (54) 9.8409-8348.
Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM

