23/07/2026 - quinta-feira
Correio do Mate
  • Home
  • Notícias
  • Geral
  • Alto Jacuí
    • Espumoso
  • Alto taquari
    • Arvorezinha
  • Encosta Nordeste
    • Guaporé
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Correio do Mate
  • Home
  • Notícias
  • Geral
  • Alto Jacuí
    • Espumoso
  • Alto taquari
    • Arvorezinha
  • Encosta Nordeste
    • Guaporé
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Correio do Mate
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home ENCOSTA NORDESTE

GUAPORÉ | Governo Gaúcho reconhece em Estado de Calamidade Pública

Gemerson Rogério Santos Por Gemerson Rogério Santos
3 de junho de 2024
em ENCOSTA NORDESTE, Guaporé, Notícias
0 0
0
Pode ser uma imagem de 7 pessoas e texto
O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através do Decreto n.º 57.646/2024, incluiu mais de 40 municípios na lista dos que encontram-se em Estado de Calamidade Pública – quando o desastre compromete a capacidade de resposta do município, agilizando a contratação de bens e serviços para ajudar a população e recompor serviços de infraestrutura, sem contrapartidas. Guaporé está na lista. No total, são 95 cidades reconhecidas, após a publicação na quinta-feira, dia 30 de maio, no Diário Oficial.
A reclassificação é uma vitória do esforço da Administração Municipal, através das atividades por todos os servidores, para melhorar as condições de vida da comunidade atingida pelas fortes chuvas. Foram mais de 600 imóveis atingidos no município, cerca de 25 famílias desabrigadas e dezenas de desalojadas com o transbordo do Arroio Barracão e quedas de barreiras na zona rural, isolando famílias interioranas.
“Nosso Decreto Municipal foi reconhecido no dia 5 pelo Governo Federal. Porém, o Governo do Estado nos classificou, na metade do mês de maio, como cidade em ‘situação de emergência’. O problema é que, além dos prejuízos diretos às famílias, a questão logística tem dificultado o escoamento da produção primária, o desenvolvimento do turismo e, principalmente, o transporte na saúde, entre outros questões que impactam diretamente na economia”, disse o prefeito Valdir Fabris que, junto à equipe, trabalha na reconstrução da área pública danificada e presta toda assistência social às famílias atingidas.
Fabris esteve na Capital Federal, entre os dias 20 e 23 de maio, onde participou da XXV Marcha dos Prefeitos. Além de representar Guaporé, esteve como presidente da Amense. Em Brasília, o Chefe do Executivo solicitou a revisão da situação aos Governos e, dias após, teve o pedido atendido após análise da documentação.
Decreto Municipal
A Administração Municipal, após as fortes chuvas dos primeiros dias do mês que causaram inundações, alagamentos de residências, estabelecimentos comerciais e indústrias, destruição de vias urbanas e rurais, quedas de barreiras, cabeceiras de pontes e muros, além de outros estragos, publicou Decreto de Calamidade Pública – N.º 7.574/2024 – nível de classificação III, no dia 3 de maio.
Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM
CompartilhamentoTweet
Gemerson Rogério Santos

Gemerson Rogério Santos

Próxima notícia
Atualização dos serviços de infraestrutura do RS – 3/6, 9h

Atualização dos serviços de infraestrutura do RS - 3/6, 9h

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
  • Geral
  • Alto Jacuí
    • Espumoso
  • Alto taquari
    • Arvorezinha
  • Encosta Nordeste
    • Guaporé

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.