Tempo de leitura: 1 minuto
A Pira da 87ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria foi acesa nesta terça-feira, 20 de agosto, em Encantado, marcando as homenagens aos 100 anos da União dos Escoteiros do Brasil. A cerimônia ocorreu na Praça da Bandeira e contou com a presença de autoridades, membros da comunidade e representantes de instituições militares e civis, destacando valores patrióticos e a união nacional.
O evento, que em 2024 celebra o centenário da União dos Escoteiros do Brasil, a única organização no país reconhecida pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro, também homenageou os 40 anos do Batalhão Suez, reconhecido pela participação na primeira e mais longa missão de paz da ONU.
A solenidade incluiu a execução do Hino Nacional e o hasteamento das bandeiras Nacional, Estadual e Municipal. Entre as autoridades presentes estavam o comandante do Eixo-Legendário de Cavalaria do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, Iran Roberto Soares Cohen, e seu adjunto, Rogério Bohmgahren dos Santos.
O ponto alto foi o acendimento da Pira provisória, simbolizando o início oficial da Corrida do Fogo Simbólico em Encantado. Em discurso, o representante da Liga da Defesa Nacional destacou a importância de manter vivos os valores cívicos entre as novas gerações.
A secretária de Educação e Cultura de Encantado, Gabriela Tebaldi da Costa, reforçou o papel da educação no fortalecimento do patriotismo e agradeceu o apoio da administração municipal em iniciativas que promovem a união e o civismo.
O evento foi encerrado com a execução do Hino do Rio Grande do Sul, reafirmando o orgulho e a identidade regional em um momento de significativas transformações sociais e políticas.

Jornal Força do Vale
