Para Paulo Pires, a Cotriel é destaque com um trabalho intenso nas mais diversas atividades
“A importância da Cotrial no cooperativismo gaúcho é fundamental. Primeiro, é uma região altamente representativa. Existem muitas cooperativas aí nessa região, mas a Cotriel é uma Cooperativa que sempre se destacou na sua área de atuação, com trabalho intenso nas mais diversas atividades do produtor. E ela teve depois, vamos dizer, uma expansão dos seus negócios, uma continuidade territorial, que é um exemplo. Inclusive é um processo bem abrangente, bem amplo, com uma industrialização muito presente com o Frigorífico, Fábrica de Rações, Moinho e a assistência ao produtor nas áreas vegetal e animal que ajudam no fomento do associado. Estes 65 anos são mais de seis décadas de uma história de seriedade, determinação e respeito ao produtor e isso nos orgulha muito”.
Qual a importância de uma cooperativa para o produtor associado?
“Olha, eu sou suspeito para falar, sou presidente de uma cooperativa singular e presidente da Federação das Cooperativas Estado do Rio Grande do Sul. No meu entendimento e os números mostram isso, que todo município, toda região que tem cooperativa, o índice de desenvolvimento humano, o IDH, é maior. Um produtor pequeno e médio sozinho, seria muito difícil para ele ter competitividade. Através de estruturas cada vez mais perto da propriedade do produtor, a Cooperativa dá essa possibilidade na armazenagem do produtor e ele trabalhar com esse produto dentro de uma estrutura que ele pode organizar sua estrutura financeira. Pode também, e isso é importantíssimo, ter acesso facilitado de assistência técnica, da qual um pequeno e um médio produtor vão encontrar as melhores formas de produzir, de ser competitivo. Evidentemente que hoje o cenário é bem diferente, com uma concorrência cada vez maior e então restou às cooperativas para fazer com que o produtor tenha essa evolução, fazer através da produtividade, de ações, estratégias de produção, elevar o resultado e a produtividade do cooperado, e a produtividade traz resultado econômico aos associados da Cooperativa”.
Sua mensagem final alusiva aos 65 anos que a Cotriel completa
“Eu tenho uma confiança muito grande no cooperativismo. Primeiro porque eu acredito no sistema pela transparência de gestão e participação efetiva de seus associados Então, a Cotriel tem como princípios e exercita isso a cada dia, desde a representatividade dos conselhos, nas reuniões, prestações de contas, a representatividade das lideranças, enfim, existe uma participação efetiva nos números que se realizam e dos investimentos que a Cooperativa apresenta e concretiza. Eu tenho certeza absoluta de que nós temos muitos desafios e o nosso setor é altamente competitivo. Agora, eu acredito piamente que um produtor que estiver vinculado a uma cooperativa, tem uma vantagem competitiva muito grande na sua sustentabilidade econômica, na produção e para isso ele tem, graças a Cooperativa uma possibilidade muito grande de acessar as boas informações. Eu tenho certeza absoluta que esse é o caminho. A todos os associados da Cotriel, eu desejo muito sucesso, e vida longa à esta Cooperativa”.
Foto: Nestor Tipa Júnior- Agroeffective