22/07/2026 - quarta-feira
Correio do Mate
  • Home
  • Notícias
  • Geral
  • Alto Jacuí
    • Espumoso
  • Alto taquari
    • Arvorezinha
  • Encosta Nordeste
    • Guaporé
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Correio do Mate
  • Home
  • Notícias
  • Geral
  • Alto Jacuí
    • Espumoso
  • Alto taquari
    • Arvorezinha
  • Encosta Nordeste
    • Guaporé
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Correio do Mate
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home ALTO TAQUARI

Vale aguarda respostas sobre reforço nos pilares da ponte da 386

Gemerson Rogério Santos Por Gemerson Rogério Santos
3 de dezembro de 2024
em ALTO TAQUARI
0 0
0
Vale aguarda respostas sobre reforço nos pilares da ponte da 386

A limitação de tráfego sobre a ponte do Rio Taquari, entre Lajeado e Estrela, junto com a organização do trânsito na BR-386, provoca transtornos diários para os condutores. Ontem, no início da manhã, o engarrafamento passou de três quilômetros.

“Não consigo entender, porque esperam até as 7h para fazer a mudança dos cones”, diz um motorista de aplicativo parado na fila. Durante a madrugada, a CCR ViaSul reduz para duas pistas o tráfego sobre a ponte. No início da manhã, ampliam para três. A troca da sinalização provoca mais demora.

Todos os percalços tem como pano de fundo o reforço nos pilares da ponte sobre o Rio Taquari. “Consultamos a CCR ViaSul por diversas vezes para saber como está o cronograma da obra. Não sabemos se mudou ou não, em que fase estão. Para nós, a comunicação tem sido muito difícil”, diz o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo.

Na manhã de ontem, a concessionária agendou uma reunião com líderes e gestores públicos da região. O encontro ocorre em Porto Alegre, a partir das 9h30min. “Nossa expectativa é ter todas as respostas”, diz Caumo.

Conforme o último relatório, a recuperação da ponte está na fase mais complexa. Em entrevista concedida à rádio A Hora em novembro, o gerente de operações da CCR ViaSul, Paulo Linck, e o coordenador de engenharia, Gabriel Cunha, detalharam que é necessário fazer o reforço estrutural dos pilares.

Neste mês, a expectativa é que a reestruturação da ponte tome forma. “Estaremos com equipamentos maiores, entrando no reforço da fundação, que será feito com um conjunto de estacas raízes. Vamos levar elas até o topo da superfície e fazer a consolidação com o bloco existente”, afirmou Cunha na ocasião. A expectativa é que a reestruturação da ponte seja finalizada no primeiro trimestre de 2025.

A concessionária venceu o leilão para gerir as BRs 386, 101, 290 e 448 em novembro de 2018. O contrato faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), e a CCR ViaSul terá que investir mais de R$ 7,8 bilhões em 30 anos de concessão.

Troca da sinalização para ampliar ou reduzir número de faixas entre Lajeado e Estrela é motivo de críticas por parte dos motoristas

Palavra da CCR ViaSul

Frente às críticas dos motoristas sobre a organização do trânsito na passagem entre Lajeado e Estrela, a concessionária justifica que o monitoramento do fluxo é feito de forma integral. A empresa explica que o procedimento de reversão das faixas não é uma ação instantânea. “Quando é verificada a necessidade de inversão, a mobilização das equipes é feita com uma retenção rápida e temporária do tráfego para reorganizar a sinalização com os cones. A liberação do fluxo na nova disposição é feita na sequência”, responde por meio de nota.

Conforme a empresa, o trabalho é feito com um tempo médio de 30 minutos para cada sentido na faixa reversível, podendo variar de acordo com a intensidade do tráfego. A concessionária também ressalta que houve um aumento na necessidade de interferência para correção na sinalização feita com os cones, devido à grande movimentação de veículos no local que deslocam ou retiram os equipamentos do lugar. “Para cada intervenção corretiva, é preciso interromper temporariamente o trânsito.”

“A CCR ViaSul reforça que segue dedicada com suas equipes em promover tanto a segurança quanto a fluidez no segmento. A empresa orienta os motoristas a programarem seus trajetos de forma a evitar imprevistos durante o período de execução das obras emergenciais que exigem restrição de faixas.”

Duplicação até o fim do 2º semestre

Em paralelo à recuperação da ponte, equipes trabalham na área urbana de Lajeado, na duplicação da BR-386. Com mais de 90% das obras concluídas, o cronograma é entregar o trecho de 20 quilômetros até o primeiro semestre de 2025.

Conforme a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a duplicação deveria ter sido entregue em fevereiro do ano passado. Há dois formatos de cobrança pelo descumprimento. O primeiro é a revisão da tarifa de pedágio.

O outro mecanismo é por meio dos autos de infração. Cada obra tem um cronograma próprio de término, seja viadutos, passarelas, vias paralelas e a própria duplicação.

Fonte: A Hora

CompartilhamentoTweet
Gemerson Rogério Santos

Gemerson Rogério Santos

Próxima notícia
Economia cresce 0,9% no terceiro trimestre de 2024, diz IBGE

Economia cresce 0,9% no terceiro trimestre de 2024, diz IBGE

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
  • Geral
  • Alto Jacuí
    • Espumoso
  • Alto taquari
    • Arvorezinha
  • Encosta Nordeste
    • Guaporé

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.