Tempo de leitura: 1 minuto

Com poucos detalhes ainda pendentes pela frente, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) deve, enfim, se mudar para a nova sede, construída às margens da ERS-130. O processo de mudança teve início neste começo de mês. A expectativa é de que os servidores já comecem a atuar no local ainda em dezembro.

O imóvel, localizado no bairro Campestre, está dentro da área que abrigava a sede campestre da autarquia. A construção, iniciada em 2022, foi concluída ano passado. No entanto, divergências entre o governo municipal e a superintendência regional, bem como as enchentes de setembro de 2023 e maio deste ano travaram o processo.

Desde o fim do ano passado, a partir de intermediação do Ministério Público, a direção estadual passou a responder pela mudança. Em nota encaminhada à reportagem, a assessoria de comunicação do Daer confirma a ida para a nova sede ainda em 2024, bem como o que ainda resta a ser feito no local.

“A mudança já começou a ser feita. Para que o Daer se instale na nova sede, falta a instalação de telefone e internet”, informa a autarquia. Essas instalações ficarão a cargo do próprio departamento. O imóvel já conta com luz e água e tem vigilância terceirizada 24 horas por dia. Um servidor também foi designado para auxiliar no local.

Construção da nova sede da autarquia foi feita pela prefeitura. (Foto: Mateus Souza)

Acesso ao local

A entrada na futura sede do Daer se dá por uma via lateral à ERS-130, de quem trafega pela rodovia no sentido Arroio do Meio/Lajeado, ou pelas ruas João Goulart e Juscelino Kubitschek, para quem vem dos bairros Santo André e São Cristóvão.

Entre o portão e o imóvel, há um trajeto que o Daer pretende pavimentar para melhorar a trafegabilidade dos veículos que chegam e saem, tanto dos automóveis particulares dos servidores quanto das máquinas que são utilizadas nas obras pela região.

Hoje, a Superintendência Regional conta com cerca de 30 profissionais que atendem 47 cidades e mais de 600 quilômetros de rodovias. No auge da atuação no Vale, na década de 1970, a autarquia chegou a ter 375 servidores na ativa.

Área valiosa

Na última quinta-feira, o prefeito Marcelo Caumo aproveitou a visita do secretário de Logística e Transportes do RS, Juvir Costella, para pedir agilidade na mudança do Daer à nova sede. Ele inclusive levou o representante do alto escalão gaúcho para visitar o local.

Segundo Caumo, todos os serviços solicitados pelo Estado ao município já foram executados, como a destinação de um vigia para cuidar do local. “Acredito que início da semana que vem ocorra a troca de chaves”, salienta, ao se referir também à sede atual do Daer, que ficará sob posse do município.

Quanto aos planos para o valioso imóvel localizado no Centro, o prefeito frisa que será assunto para a próxima gestão, mas relata que intenção do município é colocá-lo à venda. “A iniciativa privada ocupa, faz o seu investimento e, ao invés de indenizar o município, como contrapartida, constrói uma escola, um posto de saúde em outra região da cidade”.

a hora

Compartilhe também no:

Estado apresenta diagnóstico do projeto-piloto RS Nutrir Infâncias

Artigo anterior

Vencimento do licenciamento será em 31 de julho para todos os veículos

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.