Tempo de leitura: 1 minuto
Na manhã desta quinta-feira, 5 de dezembro, o idoso Orlando Rodrigues da Silva, de 68 anos, foi localizado após desaparecer na noite anterior do Lar do Idoso Aconchego, na Linha Pulador Norte, em Ibirubá. A ação, conduzida pelo Corpo de Bombeiros, contou com o apoio de drones e moradores, resultando na localização do idoso em uma lavoura de milho a cerca de três quilômetros da instituição.
Segundo o bombeiro Eduardo Andrade, enquanto a equipe se deslocava para a área indicada, uma pessoa foi localizada. “Quando eu avistei a pessoa, como estávamos longe, liguei para o Eliseu e expliquei onde havia sinal de que podia ser o idoso. Então solicitei para ele direcionar o drone para aquela área enquanto deslocavamos para o local” detalhou.
A câmera do equipamento confirmou a presença do idoso. “O drone mostrou que era ele, mas ao avistar o aparelho, o senhor se assustou e entrou na lavoura de milho. O operador nos informou a posição exata, e seguimos direto ao local onde ele estava”, explicou Andrade.
A equipe encontrou Orlando bem disposto, responsivo e tranquilo, apesar de ter passado a noite a céu aberto. Durante o resgate, ele contou que havia saído do lar para tentar visitar sua irmã na cidade de Espumoso. “Convidamos ele a nos acompanhar de volta ao lar, onde foi recebido e passou pelos atendimentos de rotina”, relatou o bombeiro.
A busca foi iniciada ainda na noite anterior e envolveu uma ação coordenada entre os bombeiros e o proprietário das terras, Ricardo Altmayer, que também ajudou nas buscas. Os drones operados por Eliseu Feiten e Michael Kempfer, da Foto Magia, e pelo voluntário Thenor Pimentel auxiliaram no trabalho de buscas durante a manhã de quinta-feira, e serviram para identificar os movimentos do idoso e revelar sua localização, em uma área de difícil acesso.
O soldado Bruno Santarém reforçou o trabalho em equipe. “A localização foi feita a olho por nós bombeiros juntante com o Sr Ricardo Altmayer, e o drone nos deu uma grande vantagem, foi o trabalho conjunto da equipe e a determinação em campo que garantiram o sucesso da operação”, destacou.
Rádio Cidade Ibirubá
Foto: Eliseu Feiten