O valor do dinheiro
Olha, o que estamos vivendo não está fácil para ninguém. O dinheiro está se desvalorizando, produtos simples ficando mais caros. Quando digo simples, são coisas de nossa rotina diária. Duas três sacolinhas no mercado, fica 30% de um salário mínimo, dependendo do produto que se compra. Me preocupa, porque as pessoas precisam vender, o dinheiro é o mesmo, e cada vez com menos poder de compra. Estamos em pleno Natal, e quase a convicção de que as pessoas vão para as lembrancinhas. Presentes melhores talvez aos mais próximos, um casal, namorados, filhos, mas de resto, vai ser pouca coisa. Claro que nesse Brasil continental as realidades são diferentes, mas na média falando de nossa região, vimos de períodos ruins no agronegócio, muitos produtores com endividamento alto, indústrias demitindo, setor do comércio com muita concorrência, e o povo com a corda no pescoço, se virando nos 30. Consumir é necessário para o dinheiro circular e o comércio se manter, mas o dinheiro desvalorizado e o povo ainda pagando juros altos, sendo que juro não é produto de nada, o poder de consumo está desmoronando.
O valor do dinheiro 2
Água, luz, telefone, aluguel ou parcela da casa, combustível, parcela do carro ou manutenção, despesas de estudo, vestuário, alimentação, farmácia, algum passeio porque todo mundo é filho de Deus, condomínio para quem mora em prédios, Ipva, IPTU, parcela de empréstimos consignados, e por aí vai. Haja dinheiro para tudo isso. Estou levando em consideração no comentário a realidade da grande maioria das pessoas. Assim está o Brasil, o povo está ficando mais pobre e endividado.
O valor do dinheiro 3
Importante demais o trabalho que acontece em nossa região através das cooperativas de crédito que estão levando educação financeira aos estudantes. O mercado é feito por investidores e gastadores. A questão é que os investidores vão se dar melhor. Vejo um 2025, de recessão, pois as pessoas não terão dinheiro para gastar ou investir, apenas para se manter com aqueles compromissos que já assumiram. Isso que não falamos das surpresas, que sempre aparecem. Pra quem esperava que o “pai dos pobres” ia resolver alguma coisa, acho que vai apenas manter o pobre onde está, na pobreza e talvez levar mais pessoas para este grupo.
Obras de saída
Mesmo deixando o poder em 31 de dezembro de 2024, o prefeito de Espumoso, Douglas Fontana foi às redes sociais esta semana anunciar obras que estão sendo executadas, como os asfaltamentos, obras que estão sendo iniciadas e recursos que ficarão para o próximo prefeito investir, em especial nas casas populares. Apesar da alegria de Fontana nos anúncios, o que se percebe por trás das cortinas é o sentimento de que poderia ter sido diferente em 06 de outubro. Mas em uma democracia, as coisas acontecem dessa forma. Mas é importante dizer, que Fontana é um prefeito que merece todo o respeito de quem passou e de quem irá passar. O desafio de quem chega e tentar evitar o comparativo, para isso, tem que fazer mais e melhor. E é sempre esse o trabalho de quem está no poder público.
Motivação
Ao que tudo indica não falta aos escolhidos pelo prefeito eleito de Espumoso, Gerson Machado, para assumirem seus cargos de secretário municipal. Ao conversar com a imprensa, todos demonstraram vontade de fazer mais e melhor. Num momento como este, é necessário torcer pelo sucesso de quem chega, pois as ações refletem diretamente na comunidade.
Inaugurações
O prefeito Avelino Salvatori e seu vice-prefeito Dilmar Loro estarão à frente no dia 26 de dezembro do evento de inauguração de obras em Alto Alegre, fechando com chave de ouro um trabalho de quatro anos, que entre os feitos, definitivamente ligou Alto Alegre nas duas pontas a principal rodovia que corta o município, a VRS 817. Um placa que vai ficar para a história do atual governo. Na ocasião, são esperadas diversas autoridades regionais, estaduais e federais.
Inaugurações 2
Quem já promoveu suas inaugurações foi a prefeita de Campos Borges, Cleonice da Paixão Toledo e o vice, Daniel Morgan, que entregaram à comunidade muitas obras de infraestrutura, que foram cruciais depois de todos os ocorridos climáticos no município que levou embora pontes, pontilhões e estradas. Além disso, entregue oficialmente o portal de entrada do município, um pórtico para agradecer quem chega e quem passa pela cidade.
Lula na UTI
Assunto da semana, a internação emergencial do Presidente Lula em São Paulo para uma cirurgia depois do resultado de um coágulo cerebral, fruto de uma queda em sua residência em que bateu a cabeça. Agora iniciam as especulações, sobre seu estado de saúde e se terá condições de continuar à frente do cargo, pois as consequências do acidente não foram reveladas pela junta médica. O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) torce pela melhora do Presidente Lula o mais breve possível.
Direto na Secretaria
O anúncio de Leonardo Comin, vereador mais votado de Espumoso como Secretário de Coordenação e Planejamento de Espumoso, abrirá oportunidade de Presidência na Câmara para os novos já no primeiro ano. Basta saber se será do PP ou do PL, que possuirá maioria na Casa. A quem diga que o PDT e União Brasil possam montar uma chapa tendo o PL na cabeça. Pouco provável que PP e PL já passem por isso no primeiro ano, creio mesmo que deverão se acertar entre eles e PDT e União acompanharem o voto de apoio. Pela disponibilidade e boa comunicação, apostaria que Fabiana Dolci Otoni (PP), tenha grande chance de receber essa oportunidade, sem desmerecer nenhum dos demais.
Oportunidade
Já foi candidato a prefeito, vereador eleito e reeleito agora em 2024, e será o Secretário de Administração do governo. Henrique Dalberto (PSB) terá um papel importante, praticamente de braço direito do prefeito Silmar Demaman a partir de 2025. Chega ao governo com oportunidade de trabalho através de projetos do executivo. Deverá crescer na política local.
Futuro do Marcio
Atual vereador e futuro vice-prefeito de Tapera, Marcio Paulus (PP) foi uma boa realidade para pensamentos futuros. Seu nome ganhou espaço no partido com sua eleição para vereador, uma boa atuação, uma baixa rejeição, um jovem que certamente passará por um amadurecimento político nos próximos quatro anos para que seja ele uma das fortes possibilidades para concorrer a prefeito em 2028. Cedo demais para falar nisso? Acho que não, porque ele terá quatro anos de muito trabalho. Precisa que o governo de Osvaldo Henrich Filho se desenvolva bem e mantenha as alianças necessárias, além da harmonia interna entre os líderes políticos, pois é uma vaga em que mais pessoas poderão ao longo do tempo estar querendo. Mais que Osvaldo, os holofotes estarão no vice. Então a visibilidade deste governo já é pensando no futuro. Ressalva: é uma leitura de cenário em Tapera no contexto de quem está no governo, o próprio prefeito poderá requerer uma tentativa de reeleição.
Valorização
A imprensa regional em 2025 deverá adotar com os novos governos que se iniciam uma nova postura, visto que são extremamente exigidos, no contexto de dar a notícia, de estar nas coisas, ser presente, ter gente para trabalhar em tudo, fazer um papel fundamental para a comunidade que é o da comunicação. Mas a valorização comercial do trabalho da imprensa na região por parte do setor público está muito, mas muito longe do ideal levando em consideração os desafios que as mesmas possuem para se manter e crescer. A valorização passa pelos investimentos do setor público na comunicação e não somente em elogios e palavras bonitas. O prefeito que achar que o Facebook da prefeitura vai resolver o problema, já estará começando errado.