Tempo de leitura: 1 minuto

O acesso asfáltico a Ametista do Sul pela ERS-591, no norte gaúcho, está com os primeiros quilômetros finalizados. Executada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) – vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt) –, a obra conta com um investimento de R$ 25,67 milhões do Tesouro do Estado.

Dos 8,86 quilômetros entre o município e o distrito de Castelinho, em Frederico Westphalen, 3,2 km já estão totalmente concluídos, com a capa asfáltica e a sinalização implementadas entre os km 0 e km 2,6, e do km 8,3 ao km 8,86. No total, a obra de pavimentação está 65% concluída – pois as demais etapas, como terraplenagem, drenagem e base asfáltica, avançam em outros trechos.

“O acesso pela ERS-591 é vital para o desenvolvimento de Ametista do Sul, pois ligará o município à BR-386. Isso não só facilita o transporte de produtos, mas também incentiva o turismo e atrai investimentos. Estamos comprometidos em seguir com as obras para que a comunidade possa usufruir dos benefícios o quanto antes”, destacou o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella.

Atualmente, as atividades se concentram na terraplenagem entre os km 2,7 e km 3,2, na sub-base do km 7,7 ao km 8,1, e na base do km 3,3 ao km 3,7. A previsão é de que a ligação asfáltica seja entregue no segundo semestre de 2025.

“Estamos avançando conforme o cronograma, com foco na qualidade e na segurança da rodovia. A conclusão desse acesso trará impactos positivos para a economia local e melhorará significativamente a mobilidade dos moradores”, afirma o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino.

A população de Ametista do Sul já demonstra otimismo em relação aos benefícios que o acesso pavimentado trará. O empresário Juliano Pinheiro, proprietário de uma loja de pedras, comemora a chegada do asfalto: “Ter a pavimentação aqui, na frente do nosso negócio, vai melhorar demais o transporte dos nossos produtos e atrair turistas”, ressalta.

Texto: Ascom Daer
Edição: Secom

gov do RS

Compartilhe também no:

BRDE divulga projetos sociais que serão apoiados no Rio Grande do Sul

Artigo anterior

Saiba quem terá prazo prorrogado para fazer a Carteira Nacional de Habilitação

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.