A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), junto com a Pró-Milho/RS e a Emater-RS, promove nesta sexta-feira, dia 10, uma Tarde de Campo sobre a Cultura do Milho. Com o apoio da NK Sementes e da Yara Fertilizantes, as atividades iniciam às 13h30min, no Parque da Expoagro Afubra, na localidade de Rincão del Rey, Rio Pardo.A programação conta com as parcelas: secagem e armazenagem de grãos; uso, manejo e conservação do solo e da água; variedades de milho NK para alta produtividade (grãos e silagem); e fertilizantes premium para o aumento da eficiência da adubação.
Segundo o gerente de Produção Agroflorestal da Afubra, engenheiro florestal Juarez Iensen Pedroso Filho, num momento em que o Rio Grande do Sul, novamente, é castigado por uma estiagem prolongada, é fundamental mostrar a importância de práticas conservacionistas do solo, fertilização de qualidade e uso de cultivares adequadas para cada região para criar condições de potencializar a sustentabilidade produtiva e, inclusive, atenuar os resultados de seca prolongada ou, por vezes, chuvas intensas e volumosas.
Conforme o engenheiro florestal “essa área era um desejo antigo de ser instalada para, justamente, trabalhar vários fatores relacionados a conservação do solo para difusão tecnológica. Então, em maio de 2021, foram iniciados os trabalhos com intervenção física, análise do solo, fertilização, plantio de adubação verde e implantação de culturas de verão”. A Tarde de Campo é gratuita e aberta aos produtores rurais interessados.
fonte: Rádio Sobradinho