Tempo de leitura: 1 minuto
No mês de maio acontece, em âmbito Nacional, a Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o chamado “Maio Laranja”.

Neste contexto, nos dias 20 a 22 de maio as Conselheiras Tutelares Noeli Pagnussatt Rosa, Rosemari Dickel Tonelo e Luciane Moura desenvolveram ações de prevenção nas Escolas do município de Alto Alegre. As atividades foram desenvolvidas na EMEI Otávio Vitório Bertol, com as crianças do Pré A e Pré B. Na Escola Princesa Isabel, com os alunos do 1º ao 9º ano e com as crianças e adolescentes do 1º ao 7º ano da Escola Barão Homem de Mello.
Noeli, evidencia que durante as visitas às escolas, foi utilizado o Semáforo do Toque, um material especialmente idealizado para instruir de forma lúdica, as crianças e adolescentes sobre os contatos físicos que podem ou não permitir.
“Dar visibilidade ao assunto é muito importante, pois é por meio do conhecimento e da conscientização que podemos buscar juntos a solução deste problema que aflige tantas crianças”, destaca Noeli, coordenadora do Conselho Tutelar de Alto Alegre. Segundo informações do https://maiolaranja.org.br/ a cada hora 3 crianças são abusadas no Brasil. Cerca de 51% tem entre 1 a 5 anos de idade.



Desta forma o objetivo da Campanha Maio Laranja e da Ação realizada nas escolas é informar e orientar crianças e adolescentes para que não sejam vítimas de atos abusivos e violentos, e que saibam como reagir e buscar ajuda.
Na ocasião também foi divulgado aos alunos a função do Conselho Tutelar e a disponibilidade dos Conselheiros em ajudar nas demandas que afetam os direitos das crianças e adolescentes de nosso município.