Durante o mês de agosto, cerca de 520 estudantes, líderes de turmas do 5º ao 9º ano de escolas da região participantes do Projeto Liderança Jovem, vivenciaram uma experiência significativa de aprendizado ao visitarem as agências do Sicredi Região dos Vales.
As visitas fizeram parte da atividade chamada Expedição Investigativa, que tem o objetivo de explorar um território na comunidade, estimulando a curiosidade, o protagonismo e o senso crítico dos jovens.
Os estudantes, acompanhados pelos professores, foram recebidos pelos colaboradores das agências de cada município, momento em que compartilharam experiências e valores voltados a liderança. O encontro trouxe reflexões sobre o tema, destacando que liderar é cooperar, compartilhar conhecimento e promover a evolução contínua. Os alunos compreenderam que líderes inspiram união, fortalecem o espírito colaborativo e contribuem para ambientes mais integrados e participativos. Além disso, conheceram mais sobre a Cooperativa de Crédito e seu papel no desenvolvimento regional.
A ação integra o calendário de atividades do Projeto Liderança Jovem, que busca desenvolver habilidades que cultivam uma liderança corajosa, curiosa e inovadora, contribuindo para a construção de uma sociedade mais colaborativa, humana e solidária.
Em 2025, o Projeto Liderança Jovem está sendo realizado em 16 municípios da área de ação da Cooperativa de Crédito: Anta Gorda, Arroio do Meio, Capitão, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Encantado, Guaporé, Ilópolis, Muçum, Putinga, Relvado, Roca Sales, São Valentim do Sul, União da Serra, Vespasiano Corrêa e Vista Alegre do Prata.
Para a Gerente de Comunicação, Marketing e Programas Sociais do Sicredi Região dos Vales, Francieli Ravazio, a iniciativa colabora com a formação dos jovens, além de contribuir com o desenvolvimento das comunidades. “Ver a curiosidade e o entusiasmo desses jovens ao conhecerem de perto o Sicredi Região dos vales é inspirador. Acreditamos que investir na educação e no protagonismo das crianças e adolescentes é essencial para construirmos um futuro mais cooperativo”, destaca.