Tempo de leitura: 1 minuto
Vivenciamos neste mês de maio de 2024, a maior catástrofe já registrada no Rio Grande do Sul. As fortes chuvas desestabilizaram todo o estado, destruindo infraestruturas, comércios e diversos lares gaúchos.
Em uma união de força e cooperação, o povo riograndense se esforça dia a dia para ajudar os atingidos pela enchente na limpeza e reconstrução das cidades devastadas, através de doações, assistência e mão de obra voluntária.
Compreendendo a importância do trabalho voluntário e com o intuito de mobilizar nossa comunidade a essa causa, o legislativo camposborgense, através do presidente Gilnei Guerreiro, autorizou a liberação do funcionário José Carlos da Rosa Mattoso, que auxiliou na limpeza de casas e empresas da cidade de Roca Sales/RS, nos dias 21 e 22 de maio, acompanhado por demais servidores públicos municipais.
De acordo com José Carlos, o cenário da cidade é impactante e a população ainda tenta assimilar tudo que aconteceu.
“Nunca tinha visto tanta destruição, barro, entulhos e sujeira na vida.. parece aquelas cenas de pós-guerra que via na tv. Sobre a situação dos moradores, as pessoas idosas ficaram muito agradecidas (pela ajuda), e procuraram conversar sobre o ocorrido (as perdas). Já os mais novos (adultos), estão abatidos por estarem naquela situação, e não conseguirem fazer nada a respeito”.
O trabalho voluntário ajuda diariamente na reconstrução e limpeza das cidades que mais sofreram com as inundações, e essa ação é incentivada pelo Poder Legislativo de Campos Borges, bem como, as doações que estão sendo arrecadadas pelas entidades municipais.
“Muitos funcionários querem ajudar e não sabem como, assim, com a liberação é uma oportunidade de ajudar. O poder público da nossa região pode seguir o exemplo de Campos Borges, montar equipes e ajudar as cidades atingidas. Com juntos todos ajudando, podemos fazer a diferença para essas pessoas que já perderam muito”, complementa Mattoso.