Tempo de leitura: 1 minuto

Segmento estava interditado desde a enchente de maio de 2024; concessionária mantém frentes de trabalho na rodovia

Foto: CCR ViaSul / DivulgaçãoFoto: CCR ViaSul / Divulgação

A CCR ViaSul liberou totalmente o tráfego de veículos no km 297 da BR-386, em Pouso Novo, na última terça-feira (4), nas proximidades do Restaurante do Gringo, em ambos os sentidos. O trecho estava em obras desde a enchente de maio de 2024, quando foi severamente atingido pela catástrofe climática. Durante os oito meses de trabalhos, o fluxo operava no sistema “pare e siga”.

Ao todo, foram cerca de 100 operários e mais de 50 máquinas atuando no ponto, de forma ininterrupta até o restabelecimento do trânsito. Todos os serviços envolveram cerca de 30 mil m³ de pedra e mais de 1 mil toneladas de massa CBUQ, um tipo de concreto asfáltico usinado a quente para refazer a camada de base, a sub-base e o revestimento. Isso foi necessário para restabelecer a geometria original da pista.

De acordo com a supervisora de engenharia da CCR ViaSul, Larissa Sasso, a abertura da pista é um marco importante para a concessionária porque ela conseguiu devolver a fluidez de antes da enchente. Conforme ela, essa área foi a mais afetada. Logo após o desastre, foram cinco dias de bloqueio total. “Só agora a gente conseguiu fazer essa liberação completa”, destaca. “Conseguimos adiantar um pouco essa liberação”, pontua, haja vista que a previsão era para março.

“Não medimos esforços para que as condições da pista sejam restabelecidas em todos os pontos que tenham alguma situação. Temos um grande time empenhado em resolver todas as questões que garantam a segurança do nosso usuário”, pontua. “Todo o estado foi pego de surpresa, mas as medidas necessárias foram tomadas para que a gente conseguisse atuar nesses pontos, porque eles se tornaram prioritários para a concessionária”, destaca.

Segundo a supervisora, a encosta natural que havia no trecho do km 297, em Pouso Novo, foi profundamente afetada pelas chuvas de maio de 2024. Em função disso, a CCR teve que fazer uma obra de contenção do zero, escavando a área que deslizou. Foi feita uma contenção do tipo enrocamento de rochas para garantir a estabilidade.

A CCR continua os trabalhos em outros dois pontos da BR-386, no km 308, em Pouso Novo, e em São José do Herval (km 288). A previsão é de finalização ainda no primeiro semestre.

fonte: Rádio Independente

Compartilhe também no:
Andressa de Oliveira

STF revisa decisão sobre liberar porte de maconha no Brasil

Artigo anterior

GUAPORÉ | Delegacia de Polícia Civil alerta para golpes na plataforma Marketplace

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.