Tempo de leitura: 1 minuto

Começa no sábado (7/9) o tradicional Acampamento Farroupilha de Porto Alegre e, pela primeira vez na história, a mais popular das celebrações à cultura gaúcha terá uma feira da agricultura familiar. O evento, que ocorre no Parque Harmonia até 22 de setembro, receberá 39 agroindústrias que apresentarão o melhor da culinária e do artesanato típicos do Rio Grande Sul.

Na 47ª edição da Expointer, que terminou no domingo (1º/9), o Pavilhão da Agricultura Familiar atingiu a marca inédita de R$ 10,8 milhões em vendas. A expectativa é manter o interesse da população pelos produtos da agricultura familiar em alta.

Em uma área de 325m², expositores de 32 municípios ofertarão uma grande variedade de embutidos, defumados, pães, cucas, biscoitos, doces, geleias, mel, sucos, vinhos, licores, cachaças e erva-mate. No artesanato, estarão à venda produtos elaborados com matérias-primas encontradas nas propriedades rurais, como lã, fibras vegetais, couro, madeira e porongos, além de artigos de cutelaria ligados à tradição gaúcha.

Para o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Vilson Covatti, a participação das agroindústrias familiares no Acampamento Farroupilha representa uma oportunidade de consolidar o sucesso alcançado na Expointer, permitindo que mais pessoas conheçam a qualidade e a diversidade dos produtos oferecidos. “Queremos fortalecer ainda mais o vínculo entre os agricultores familiares e os consumidores, promovendo a economia local e valorizando as tradições gaúchas por meio da nossa rica produção rural,” destaca.

Uma das pessoas que mais lutou pela presença dos empreendimentos familiares no Acampamento Farroupilha é a proprietária da agroindústria Chácara Vila Nova Orgânicos, Luci Mara Almeida. Moradora do bairro que dá nome à propriedade, localizada na Zona Sul de Porto Alegre, Luci conta que, desde 2023, vem fazendo articulações para que os produtores tenham um espaço de comercialização durante os festejos. “Conversamos com a equipe da SDR para nos dar respaldo na criação desse espaço e, agora, estamos muito felizes que o nosso empreendimento e também de outros expositores terão um excelente local para escoar a produção”, comemora.

O proprietário da Destilaria Alto da Cruz, Mateus Camargo, de Canguçu, afirma que é um orgulho participar de um dos principais eventos tradicionalistas do Estado. E acrescenta: “Um dos símbolos do 20 de Setembro é, justamente, o Acampamento Farroupilha. Então ficamos muito satisfeitos e orgulhosos de poder ocupar esse espaço das agroindústrias, que é um mercado que vem crescendo e se valorizando”.

O espaço da agricultura familiar no Acampamento Farroupilha funcionará de segunda a sexta-feira, das 13h às 22h, e, das 10h às 22h aos sábados e domingos.

Acampamento Farroupilha

A 42ª edição do Acampamento Farroupilha contará com a participação de 187 piquetes e terá como tema cultural o centenário do poeta e compositor Jayme Caetano Braun, ícone da cultura gaúcha e reconhecido como pajador, poeta, músico e compostitor. A patrona será Vera Lúcia Menna Barreto, professora aposentada com longa trajetória no movimento tradicionalista gaúcho.

Na programação dos 16 dias de evento estão previstas mais de 120 atrações culturais. O foco desta edição será solidário, com a arrecadação de donativos (alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e higiene e itens elétricos e domésticos) para as pessoas que foram atingidas pelas enchentes de maio no Estado. Todos os piquetes serão pontos de arrecadação de doações.

Texto: Guilherme Granez/Ascom SDR
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom

gov do RS

Compartilhe também no:

Mega-Sena sorteia nesta sexta-feira prêmio acumulado em R$ 33 milhões

Artigo anterior

GUAPORÉ | Semifinais e a decisão dos Jogos do SESI serão disputadas no Ginásio Municipal Multiuso

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.