Tempo de leitura: 1 minuto

A última quinta-feira, dia 30, foi de destaque para a liderança e a atuação feminina no cooperativismo. Encontro realizado na Casa do Cooperativismo do Sistema Ocergs, na Expointer, marcou a posse do comitê gestor do Elas pelo Coop RS, que passa a ser coordenado pela associada da Cotrijal, Agueda Kunz. O grupo é formado por mulheres que representam os diferentes ramos do cooperativismo e busca promover o debate de temas relacionados à representatividade feminina, além de formar e capacitar mulheres para aumentar sua presença, tanto como cooperadas quanto em postos de liderança nas cooperativas. O comitê gestor será formado ainda pela vice-coordenadora, Luana Elicker, representante da Sicredi Região da Produção e da secretária, Fátima Hallal, representante da Coeducars.

“É uma honra poder compartilhar essa trajetória e os desafios que acompanham a liderança em um movimento tão importante como o cooperativismo feminino. Assumir a coordenação do comitê Elas pelo Coop RS, conduzido pela Ocergs, tem sido uma experiência profundamente enriquecedora. Nós, mulheres, temos um papel fundamental na construção de comunidades mais justas e equilibradas, e o cooperativismo é uma ferramenta poderosa para alcançar esse objetivo”, destaca Agueda.

Na Cotrijal a associada integra o comitê do Programa Mais Elas, que tem o objetivo de incentivar ações de cunho educativo na cooperativa, buscando potencializar a força feminina no cooperativismo e no agronegócio. “A minha experiência de liderar e participar desses comitês tem sido uma jornada de aprendizado constante, em que cada desafio se transforma em uma oportunidade de crescimento. O sentimento que me acompanha é de gratidão por poder fazer parte de algo tão grande e impactante, e de esperança por um futuro em que as mulheres estejam cada vez mais presentes e ativas no cooperativismo e no agronegócio”, complementa Agueda.

Presentes no evento o presidente da cooperativa, Nei César Manica, e o vice-presidente, Enio Schroeder, destacaram o trabalho que vem sendo realizado pelo Mais Elas, reflexo da evolução, a cada ano, da participação feminina nas ações desenvolvidas pela Cotrijal. Reforçaram ainda o papel de extrema relevância que as mulheres desenvolvem na sociedade, nas comunidades, nas famílias e nas cooperativas, além da necessidade de promover cada vez mais a inclusão feminina, fortalecendo a diversidade de decisões e de ideias.

O evento:

Além da posse do comitê gestor, o encontro teve palestra com o tema “Economia da Paixão” e a relação do conceito com as cooperativas, conduzida pela pesquisadora e comunicóloga, Paula Costa. A oportunidade contou ainda com a apresentação do programa “Avança Mulher Empreendedora”, feita pela secretária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade, Lisiane Lemos e pela presidente da Junta Comercial do Rio Grande do Sul (JucisRS), Lauren de Vargas Momback. O programa é uma iniciativa do governo estadual que foi repensada para contemplar empreendedoras em situação de vulnerabilidade climática.

Comitê de jovens:

Além do comitê feminino, em nível estadual também existe o Comitê de Jovens – Geração C, que conta com a participação do associado e líder de núcleo, Patrick de Quadros, como representante da Cotrijal. Ambos os grupos buscam incentivar e ampliar a participação de outras mulheres e jovens na liderança do cooperativismo brasileiro.

Cotrijal
Compartilhe também no:

Contribuintes têm até sexta-feira para quitar o IPVA 2024 e evitar inscrição em dívida ativa

Artigo anterior

Programa Porta de Entrada disponibilizará R$ 70 milhões para aquisição da casa própria

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.