Tempo de leitura: 2 minutos

Os partidos PDT, MDB e PSDB/Cidadania, formam a coligação “De mãos dadas por Arvorezinha”, representada pela candidata à prefeita, Elisabete Bonet de Mello Musselin (Beti) e candidato a vice Alvaro Luiz Bozzetto Pompermayer (Canhoto).

Beti tem 55 anos e é técnica em Enfermagem, sendo que já trabalha há mais de 25 anos na saúde de Arvorezinha. “Sou filha do João de Mello, e foi com ele que peguei o gosto pela política. Ele foi vice-prefeito e quero dar continuidade no legado que ele deixou para Arvorezinha. Nasci e cresci na Linha São José. Fui duas vezes eleita vereadora, sendo a mais votada em ambos os pleitos. Já fui vice-prefeita, secretária de Saúde, e estou colocando meu nome à disposição, pois vejo que posso fazer muito por Arvorezinha. Eu, como mulher, me sinto muito orgulhosa por poder estar à frente desta coligação”, avaliou.

Canhoto se criou em Arvorezinha, onde cursou técnico em contabilidade no Instituto Felipe Roman Ros. “Após cursei o Ensino Superior em Administração, trabalhei por um período em Porto Alegre e depois voltei para Arvorezinha”, conta. “Sou filho de Darcy Pompermayer, que sempre teve comigo atitudes que me fizeram engrandecer. A formação que tive me deu experiência de poder representar o MDB como presidente, e também presidi por três vezes o Sindimate, sendo que levei demandas importantes da cadeia produtiva da erva-mate para serem debatidas em Buenos Aires, Montevidéu, Brasília, enfim. Agora, quero poder representar Arvorezinha nas mais diversas esferas. Eu não tenho problema nenhum em falar com secretários de Estado, deputados, governador, enfim, vejo que isso abre portas para o nosso município e eu sei o caminho”, citou.

Candidatos falam sobre ações que podem prevenir futuros eventos climáticos, a exemplo da enchente

Segundo Beti, a chapa, se eleita, irá buscar qualificar ainda mais a Defesa Civil do município, assim como o Corpo de Bombeiros. “Queremos dar estrutura e equipamentos para que possam bem atender nossa comunidade quando as intempéries do tempo acontecerem. Hoje ainda temos propriedades sem acesso, por falta de olhar do Poder Público. Também vemos a falta de preparo das pessoas para estar acolhendo neste momento a comunidade. Isso nos deixa angustiados”, falou.

Canhoto completou: “Diferente dos nossos adversários, nós não vamos contratar geólogo, não vamos contratar pessoas para monitorar nada, pois isso é oferecido pelo Governo do Estado. Queremos conquistar, sim, um veículo novo para o nosso Corpo de Bombeiros”, disse.

Programas sociais 

Beti diz que no plano de governo da chapa, educação, saúde e assistência social serão trabalhadas em conjunto para amenizar problemas existentes. “Hoje vivemos um grave problema de dependência química no município, e como gestores, nosso compromisso será fazer com que a sociedade se una contra isso. Quando fui secretária de saúde, tínhamos uma rede que unia os poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, além de entidades, sendo que buscamos alternativas para ajudar as famílias nesse momento. Também vejo que é preciso dar suporte às famílias e reintegrar os dependentes químicos na sociedade e no mercado de trabalho, após sua reabilitação em clínicas”, citou.

A candidata à prefeita ainda lista. “Ainda, temos muitos idosos em abrigos fora do município, o que gera um custo muito elevado para a gestão pública. Assim, vamos buscar junto aos governos a construção de um espaço para que os idosos possam viver em Arvorezinha. Também queremos trazer cursos profissionalizantes em turno inverso, preparando os jovens para o mercado de trabalho e dando a eles uma ocupação; em relação aos nossos dois grupos da Terceira Idade, queremos dar condições, não só na área da assistência social, mas junto à saúde também; queremos fazer as adequações no Centro do Idoso; e buscaremos viabilizar a construção da Apae de Arvorezinha, que demanda de um espaço maior”, destacou. 

Canhoto abordou sobre a necessidade de mais cuidadores de idosos no município. “Se fala muito que a população está envelhecendo, mas os cuidadores de idosos, onde estão? Hoje precisamos buscar em Estrela uma pessoa qualificada para cuidar do meu pai, por exemplo”, citou. Outras ações da chapa citadas por ele na área de programas sociais são: levar oficinas de chimarrão e realizar tardes de mateadas nas escolas; e fortalecer parcerias com a Polícia Civil e Brigada Militar por meio do Governo do Estado, a fim de combater o consumo de drogas, principalmente.

Infraestrutura urbana 

Pavimentações serão realizadas, mas sem esquecer do saneamento básico, segundo Beti. “Precisamos pensar como um todo, pois isso também é questão de saúde pública”, destacou. “Também queremos criar o calçadão na Avenida Barão do Rio Branco para que a população tenha a segurança de fazer sua corrida ou caminhada; queremos construir parques infantis, inclusive dentro dos bairros; revitalizar o Parque de Rodeios; enfim, vamos buscar recursos juntos às esferas estadual e federal para isso”, revelou.

Já Canhoto, falou sobre as casas populares. “É uma situação que já estamos trabalhando. Já contatamos o Governo do Estado e está prometido para o ano que vem a cedência de 40 casas populares montadas. O município entrará com o terreno”, comentou. “Em relação ao problema com o saneamento básico, faremos um projeto bem feito e levaremos para Brasília, pois o Governo Federal tem dinheiro para isso, mas precisamos bater na porta. Não adianta pavimentar e deixar o problema enterrado. Saneamento é saúde”, disse.

Educação e cultura

Segundo Beti, primeiramente serão qualificados os profissionais da educação. “E vamos buscar junto ao FNDE recursos para a construção de uma creche no Bairro Scorsatto, pois há uma demanda de vagas”, falou. “Também queremos buscar cursos profissionalizantes em diversas áreas, fazendo parcerias com as universidades; proporcionar o turno inverso nas escolas, preparando os jovens para o mercado de trabalho por meio de oficinas, cursos, enfim; faremos adequações no nosso transporte escolar para evitar roteiros muito extensos; e muito mais. Teremos comprometimento com a educação em Arvorezinha. Queremos que nossos jovens se orgulhem do futuro, da nossa gestão”, afirmou.

Na visão de Canhoto é preciso pensar na formatação de um plano educacional com a participação dos professores. “Ainda, vejo a necessidade de fortalecermos principalmente as nossas creches, pois há uma demanda terrível. Temos muitas crianças fora das escolas de Educação Infantil e isso abre as portas para a indisciplina, mas vamos precaver isso”, comentou.

Geração de emprego e renda

A chapa buscará implantar um polo industrial no município para instalação de novas empresas que gerarão novos empregos, de acordo com Beti. “Além disso, visamos dar incentivos para as empresas já existentes, de acordo com as demandas de cada uma; e buscaremos qualificar a mão de obra”, citou.

Conforme Canhoto, a ideia é ter dois ou três distritos industriais em regiões divididas. “Outra coisa que falta no nosso município é um banco de empregos. Nossa gestão ainda irá fortalecer a relação da Prefeitura com as empresas locais e correr atrás de novas empresas”, comentou. 

Assuntos gerais

Beti falou sobre saúde. “No nosso governo vamos implantar atendimento até às 22h em uma Unidade Básica de Saúde; iremos criar uma parceria com o Hospital São João; criar mais uma ESF, sendo que queremos construir uma Unidade Básica de Saúde em Pinhal Queimado; proporcionar transporte individualizado aos pacientes oncológicos; buscaremos trazer especialidades médicas para nosso município, enfim, a saúde é minha principal bandeira. Vou buscar a dignidade e respeito para as pessoas”, destacou. “Hoje exportamos doentes para mais de 30 cidades e isso tem que acabar. Nós vamos tornar Arvorezinha uma microrregião em saúde”, completou Canhoto.

Ambos pediram o apoio da população. “São duas propostas. A nossa é mudança total, é tirar a ‘bunda da cadeira’ e procurar a solução para os problemas de Arvorezinha. A outra proposta é a continuidade do trabalho atual que soluciona os problemas na frente de um ‘copinho de cachaça’. Criaremos projetos de trabalho e traremos resultados”, disse Canhoto. “Quero ser a primeira prefeita de Arvorezinha. Sou uma pessoa humilde, mas com muita vontade de trabalhar. Estou preparada para bem representar a todos”, afirmou Beti.

 

Compartilhe também no:

Xico e Valdameri apresentam suas propostas para continuidade do governo

Artigo anterior

Construção de uma nova creche e de uma Escola Agrícola estão entre as propostas de Clóvis e Dani

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.