Tempo de leitura: 1 minuto

No Mate Papo de terça-feira, 23 de julho, transmitido pelas redes sociais Facebook, Instagram e Youtube e Rádio Correio do Mate, o jornalista Roger Nicolini conversou com Luiz Roberto Canello, o Beto.  Economista, Jornalista, Practitioner em Neurolinguística, Educador e Comunicador, Beto Canello tem mais de cinco décadas de atuação na área da comunicação. Iniciou em 1967, quando após se formar como Técnico em Contabilidade começou a colaborar com o Jornal Baluarte, o qual atuou até 1973 quando formou-se em Ciências Econômicas. Neste mesmo ano, foi um dos idealizadores do Jornal Folha Espumosense de propriedade de Guilherme Lupatini, e em 1974 nele passou a trabalhar efetivamente, tendo sido redator, supervisor e diretor. Entre  1979 e 1993 exerceu gratuitamente a função de repórter esportivo e atuou também em outras programações da Rádio Planetário de Espumoso. 

Em 1979, a  convite do então presidente da Coprel, Olavo Stefanello, assumiu a gerência do escritório local daquela Cooperativa e foi o gerente-instalador do “Lojão da Família” em Espumoso. Para trabalhar, estabeleceu como condição que a eletrificação rural fosse levada às localidades de Depósito, Serra dos Engenhos e Campo Comprido, o que efetivamente aconteceu.

A atuação na Cotriel começou em 1982, quando  foi convidado pelo presidente Armídio Bertani para assumir o Departamento de Comunicação, Educação e Qualidade da Cooperativa, função que exerceu por quase 25 anos, quando se aposentou no final de 2006. Nesse período, além de produzir e apresentar programas de rádio e reportagens para jornais, conduziu a organização do quadro social, a implantação do Programa de Qualidade Total e idealizou o Encontrão de Mulheres e Jovens Cooperativistas. Também teve intensa participação no sistema cooperativista do Rio Grande do Sul, sendo um dos membros atuantes da Constituinte Cooperativa do Sistema FECOTRIGO, a qual apresentou importantes sugestões sobre cooperativismo, agricultura e educação à Assembleia Nacional Constituinte e à Assembleia Legislativa no final dos anos 80.

Beto sempre teve forte vocação para o trabalho comunitário, tanto que desde seus 14 anos trabalhou nas festas da Paróquia de Espumoso, principalmente no Serviço de Alto Falante. Também fez parte, por muitos anos, do grupo de casais que atuava na preparação de noivos.

Quando estudante  foi um dos integrantes da Associação Espumosense de Estudantes. Alguns anos depois, em plena “jovem guarda (1967)”, integrou a primeira banda de música jovem de Espumoso, “The Red Stones”. 

Muito ligado ao esporte, na época em que não havia Emissora de Rádio em Espumoso e o Guarany participou do Campeonato Estadual de Futebol de Campo, Beto utilizava seu próprio equipamento de som e, em frente ao Hotel Macalós, realizava um serviço de alto falante motivando jogadores e torcedores para os jogos no Estádio Ângelo Macalós. Posteriormente, continuou colaborando com o Guarany, então no futebol de salão, tanto na divulgação das competições quanto na motivação dos atletas. 

Ao longo de sua trajetória, sempre buscou aprimoramento cultural e profissional, frequentando cursos em diversas áreas, especialmente em Neurolinguística, Parapsicologia e Psicologia Aplicada, Recursos Humanos, Qualidade Total, Desenvolvimento Gerencial, Educação, Comunicação e Oratória, Atendimento ao Público, Técnicas de Vendas, dentre outros. Em 1991, concretizou um antigo sonho: passou a realizar cursos e palestras com o objetivo de melhorar o ser humano e o profissional e em 1995 criou a empresa Exitus Treinamentos através da qual já ministrou palestras e treinamentos para mais de 120 mil pessoas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Piauí. 

 

Compartilhe também no:

1,2,3 Lavô inaugura como proposta inovadora para Espumoso

Artigo anterior

Novos membros ingressam na JCI de Espumoso

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.