REFORMA ADMINISTRATIVA |
Arvorezinha passa por uma reforma administrativa em que passará a contar com três novas secretarias. É preciso dar voto de confiança ao prefeito Clóvis Roman que teve a coragem de implantar o que entende como necessário. Ao invés de fazer política barata de gestores que falam em reduzir secretarias, ou mesmo centralizar praticamente tudo no gabinete do prefeito, como uma ditadura disfarçada, Roman já falou várias vezes que um gestor precisa saber delegar as ações, e fiscalizar e cobrar os resultados. Em uma cidade que o Turismo é pauta de desenvolvimento, a pasta precisa pensar realmente com afinco em projetos e programas para o setor. Cultura já segue por um caminho paralelo, onde existe muito recurso, mas precisa ser pensado com foco, isso inclui a preservação do patrimônio, o desenvolvimento da cultura como ponte de auxílio ao turismo. O esporte tem cada vez mais demandas, e uma secretaria permitirá que o gestor da pasta atue na busca de recursos direcionados ao esporte, desenvolvimento de atividades e inclusive oportunizar a profissionalização de atletas. Se vai gastar mais, é para melhorar os serviços prestados nas diversas áreas e isso não é gasto é investimento. Não vejo de parte do prefeito a vontade de apenas acomodar pessoas nas secretarias, ainda mais cobrando resultados do jeito que cobra. Vejo que precisa de lideranças, fazendo os projetos do governo andar. O prefeito é a cabeça do processo, e precisa de pessoas que executem. Quando eleito em 2024, Clóvis Roman ganhou o voto de confiança da comunidade para fazer por ela o melhor. Ele é o gestor, e portanto, toma as decisões que entende como certas. As cobranças devem vir posteriormente, agora é torcer para que as ideias dêem certo.
PÃO E VINHO |
Prefeitos da AMAT se mobilizam para colocar a pavimentação do trecho que compreende a Rota do Pão e Vinho de Santa Teresa à Ilópolis na lista das prioridades do governo do Estado. Em sendo o último ano do atual governo, existe pressa para que isso aconteça. A preocupação também está ligada ao processo de acelerar o desenvolvimento do turismo na região dada a mudança tributária que enfocará o consumo e não mais a produção. A região precisará de pessoas investindo, circulando e comprando.
ERVA-MATE |
O 1º Seminário da Erva-Mate de Ilópolis, segundo o vereador Edson Graffitti, um dos organizadores, foi importante, as pautas necessárias, mas ficou devendo em termos de participação, visto que os principais interessados não apareceram. O produtor rural vive um momento delicado com o produto, com preço baixo e custo alto para a colheita. O Seminário tinha como objetivo principal a formação de um consórcio de produtores para atuar na qualificação e melhores preços para o produto. O deputado Paparico Bacchi esteve no evento, já que ele está na comissão estadual em defesa da erva-mate junto à Assembleia do Estado.
RECANTO DOS LAGOS |
Fernando Stefenon e Silvane Provensi inauguram sábado, dia 29/11, em Ilópolis, na comunidade de São Roque, o Recanto dos Lagos. A primeira etapa de um projeto turístico que promete ser uma grande atração. Cabanas com alto padrão de construção e conforto em meio a natureza e próxima dos centros urbanos. Ao mesmo tempo que vivem a tranquilidade do interior, estão perto do atendimento da cidade. Com o desenvolvimento do turismo na região, o casal de empresários dá o primeiro passo para estarem dentro do processo atuando na hotelaria. Parabéns pela iniciativa, de um projeto que certamente irá avançar.
NATAL NO MORRO |
Mais uma edição pronta e cheia de atrações. Além das duas tradicionais encenações, que seguem coordenadas pelo professor Pablo Capalonga, serão várias noites com importantes shows para a comunidade. O Delícias de Natal também é, como sempre, uma grande atração na programação. O Natal no Morro tem abertura oficial no dia 06 de dezembro.
SICOOB |
Dia 01 de dezembro o Sicoob reinaugura em Arvorezinha em nova agência, bem no centro da cidade, na Rua Osvaldo Aranha. Uma estrutura ampla e moderna para atender a comunidade.
SICREDI |
Sicredi Botucaraí promoveu mais um ato de incentivo para a comunidade inaugurando uma central de água, quente e fria, na Praça Barão do Rio Branco, em frente ao Hospital São João e um relógio tótem em frente a igreja do Bairro Nossa Senhora das Graças. Iniciativas importantes, e que beneficiam toda a comunidade.
MERCADO VERMELHO |
Isso ocorre em praticamente todos os municípios, mas falando em especial de Arvorezinha, atuar no campo da comunicação e da publicidade tem sido um desafio cada dia maior. Enquanto muitos pensam que a concorrência está entre os próprios meios de comunicação, esquecem que são dezenas de entidades e comunidades que batem à porta do comércio local pedindo patrocínio para tudo que é coisa, desde uma rifa, para a festa da comunidade, vendendo cartão de almoço e janta e isso não é uma vez ao mês, são todos os dias. O comércio que já sofre com a queda nas vendas, fruto da crise econômica e em especial das compras pela internet, que não param de crescer, não conseguem mais realizar investimentos organizados e bem planejados de suas marcas e produtos, é simplesmente um destinador de recursos pingados para cada um que passa no comércio pedir ajuda. O bolso não aguenta mais, e não vemos uma mudança nessa cultura, que deverá persistir.
CORREIO DO MATE 10 ANOS |
Em outubro deste ano completamos 10 anos de atuação no mercado do alto do Vale do Taquari. Os anos passam, e olhando para trás vendo como tudo começou, chegar aos 10 anos é motivo de comemoração. Porém, seguimos com o pensamento de que o trabalho reflete o resultado, e que a caminhada ainda não terminou, os desafios ainda persistem e que o mar calmo ainda não foi alcançado. Seguimos trabalhando, na missão de informar, mas especialmente de ser uma ferramenta de transformações nas comunidades, de registro histórico e de iniciativas positivas.

















