Tempo de leitura: 1 minuto

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, através da Secretária Liamara Toledo Lira está promovendo a seus colaboradores tratamentos através das técnicas do Reiki oferecendo aos mesmos, oportunidades de terapia, após suprir esta demanda será aplicada, disponibilizada para os grupos de saúde mental, tabagismo e reeducação alimentar.
O Município de Campos Borges iniciou neste mês de abril, a implantação da terapia de toque Reiki na unidade básicas de saúde do Centro, complementando as Práticas Integrativas do município, que têm como objetivo a prevenção de agravos e da promoção e recuperação da saúde. Atualmente, o Reiki está implantado em várias unidades básicas do Rio Grande do Sul e Estado e hoje Campos Borges conseguiu mais este avanço na saúde.
A técnica Reiki é originária do Japão e consiste em uma terapia de toque que promove o relaxamento do indivíduo, trazendo bem-estar físico e mental, estimulando o sistema nervoso. A prática é indicada para usuários que apresentam distúrbios do sono e ansiedade e/ou depressão como causas primárias ou secundárias ao seu quadro de adoecimento.
Para a responsável pela implantação do programa, Liamara Toledo Lira, o Reiki proporciona em um âmbito geral um estado de relaxamento e melhora na qualidade do sono. Além disso, ela considera que o maior ganho acontece depois da finalização das seis sessões de atendimento. “O paciente fica muito mais participativo na promoção da própria saúde, se sentindo mais responsável para ser o autor de uma melhor qualidade de vida”.
Outras práticasPode ser uma imagem de 1 pessoa
Outra prática integrativa que será oferecida na unidade é a Shantala.
Já a Shantala consiste numa técnica milenar de massagem e estimulação de bebês, transmitida entre as gerações indianas, Auxilia no desenvolvimento de bebês prematuros.
O toque sutil promove o ganho de peso em bebês prematuros e estabilidade da temperatura corporal, mas é importante ressaltar que a Shantala só é indicada a partir do 1º mês de vida.
As pessoas que tem interesse em aplicar a técnica em seu bebê é só procurar a unidade e marcar um horári com a fisioterapeuta Suzana Barcellos a qual tem cursos e domínio da técnica.
Outra prática integrativa e complementar que já oferecemos na unidade a 2 anos é a auriculoterapia a prática é aplicada nas pessoas que freqüentam os grupos de reeducação alimentar, tabagismo.
A secretária salienta também que na farmácia da unidade básica temos também vários fitoterápicos.

Compartilhe também no:

Defesa Civil alerta para chuvas intensas e temporais isolados

Artigo anterior

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem termina hoje

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.