Presentes com unidades e mais de três mil homens e mulheres em cerca de 100 municípios, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) segue com a sua firme missão de salvar e proteger. Muito além de combater incêndios, os servidores atendem diariamente centenas de casos pré-hospitalares, salvamentos, buscas, resgates, atividades emergenciais e desenvolvem ações preventivas. Ampliando a atuação e oportunizando uma pronta resposta mais rápida, a instituição amplia a área com a regulamentação do Serviço Civil Auxiliar de Bombeiro (SCAB) desde 2019. Serafina Corrêa, sob responsabilidade do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar (3º PelBM), de Guaporé, foi o primeiro no Estado e mais duas cidades da região estão aptas a dar início aos trabalhos.
Pertencentes a área do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM), com sede em Passo Fundo, as Administrações Municipais de Casca e Montauri assinaram termos de cooperação para instalação e operacionalidade dos voluntários em atendimentos às comunidades. Para que os SCABs estejam em funcionamento, os covis auxiliar de bombeiro (CAB) passarão por treinamentos e instruções ministradas por militares do CBMRS, destacou o sargento Rebello, comandante do 3º PelBM.
“Temos na região voluntários muito atuantes em Serafina Corrêa e estes somam-se ao efetivo das guarnições militares em ocorrências no município e nas rodovias. Casca e Montauri, em breve, passarão a contar com o serviço regulamentado e padronizado pela Cooperação. A materialização dos SCABs quando estiveram 100% instalados será uma grande conquista para as duas cidades”, disse o comandante.
Rebello ressalta que o Poder Público de Montauri coloca há tempos um caminhão pipa com bomba à disposição dos bombeiros militares para atendimentos de incêndio, entre outras, quando há necessidade.
“Os funcionários do Município de Montauri, mesmo não contando com treinamento e capacitação técnica adequadas, sempre nos deram uma ‘mão’. A partir de agora, com a regularização do SCAB, os interessados poderão fazer parte como voluntários e receberão todas as instruções gratuitas por parte da cooperação. O mesmo acontecerá em Casca. Quem desejar ser bombeiro civil passará por uma série de qualificações”, destacou Rebello ressaltando que o CMBRS destinará alguns equipamentos e materiais operação dos SCABs nos municípios de Casca e Montauri, sendo o restante adquirido pelas Administrações Municipais.
29 Municípios no Estado firmaram termo de cooperação e nove ainda estão nos trâmites finais de assinatura, conforme dados da Assessoria de Operações e Defesa Civil do CBMRS.
Data: 23/01/2023 14:16:35
Autor: Eduardo Cover Godinho
fonte: Rádio Aurora